Descomplicando: Entenda a medida da chuva em milímetros

Saiba o que realmente significa 10, 30, 50 ou 100 milímetros de chuva


Quando se fala em previsão do tempo, um dos termos mais comuns é a medição da chuva em milímetros. Mas você sabe o que realmente significa quando meteorologistas dizem que são esperados, por exemplo, 10, 30, 50 ou 100 milímetros de chuva?

Vamos descomplicar esses números e entender como isso impacta no seu dia a dia e até mesmo em um cenário onde um carro esteja exposto a diferentes intensidades de chuva.

O que significa a chuva em milímetros?

A medida em milímetros (mm) da chuva refere-se ao volume de água que cai e se acumula em uma superfície plana. Um milímetro de chuva significa que em um metro quadrado de superfície, acumula-se um litro de água. Ou seja, se a previsão indica 10 mm de chuva, isso significa que cada metro quadrado da superfície irá acumular 10 litros de água.

Comparação com a realidade: um carro sob a chuva
Imagine um carro parado sob diferentes intensidades de chuva para visualizar melhor o impacto:

10 milímetros de chuva: Esta quantidade de chuva é equivalente a 10 litros de água por metro quadrado. Se imaginarmos um carro exposto a essa chuva, veríamos que a água mal cobre o fundo dos pneus. Essa é uma chuva leve, que geralmente não causa grandes impactos nas ruas ou dificuldades de condução.

30 milímetros de chuva: Já uma chuva de 30 milímetros, ou 30 litros de água por metro quadrado, começaria a cobrir significativamente mais do pneu do carro, aproximando-se de um terço da altura dos pneus. Este nível de chuva pode começar a formar poças e pequenos acumulados de água nas ruas, exigindo mais cautela ao dirigir.

50 milímetros de chuva: Com 50 mm, a água alcança a metade da altura dos pneus do carro. Esse volume de chuva é considerável e pode causar acúmulos de água que dificultam o tráfego, aumentando o risco de aquaplanagem.


100 milímetros de chuva: A chuva de 100 milímetros é intensa e significativa, alcançando a carroceria do carro e podendo subir ainda mais, dependendo da topografia e drenagem da área. Este nível de precipitação pode causar inundações rápidas, tornando as estradas intransitáveis e aumentando o risco de danos significativos aos veículos e propriedades.

Esses dados ilustram como a precipitação, expressa em milímetros, tem impactos práticos que podem variar de meros incômodos a sérias ameaças de inundação. É crucial para os motoristas entenderem essas medidas para prepararem-se adequadamente em dias de previsão de chuvas intensas.

A prevenção e o conhecimento das condições climáticas podem fazer a diferença entre um trajeto seguro e um potencial acidente.



i7 Notícias
-->