Dengue: Assis confirma oficialmente uma morte e descarta outra

O município já soma mais de 5 mil casos positivos da doença.


Segundo o último Boletim Epidemiológico da Dengue divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde na  terça-feira, 2 de julho, Assis já soma 11.167 notificações, sendo 5.090 casos positivos da doença, 5.757 negativos, nenhum morador aguardando o resultado do exame e das duas mortes que estavam sendo investigadas, uma foi confirmada, e a outra, descartada.

A Secretaria da Saúde recebeu ontem, 2, pelo laboratório Adolfo Lutz a confirmação da morte por complicações da dengue do exame feito na jovem, de 27 anos, que veio a óbito no último dia 4 de junho.

A morte era suspeita pela doença desde o boletim epidemiológico publicado no último dia 5 de junho, e a Saúde seguiu com todos os protocolos para casos como esse.

A primeira morte suspeita, a de uma senhora de 82 anos, foi descartada para dengue na última semana após exames laboratoriais.

A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, diariamente, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, em vasos de plantas, latões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo, articulações e cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas na pele. A infecção pode variar de assintomática a grave, com sinais de alarme indicando possíveis complicações.



i7 Notícias