Borá, a menor cidade eleitoral do Brasil, prepara-se para as eleições

Com 1.094 eleitores aptos, Borá supera sua própria população na expectativa do pleito municipal.



O número de eleitores em Borá é 20% maior do que a quantidade de habitantes. (Foto: Anadelson Pedro da Silva/Veja SP)

Borá, a cidade com o menor eleitorado do Brasil, se destaca por uma peculiaridade: possui mais eleitores do que habitantes. Com 1.094 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano, o município tem apenas um local de votação, a Escola Estadual Dr. José de Souza.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (18), o número de eleitores em Borá é 20% maior do que a quantidade de habitantes. Segundo o Censo Demográfico do IBGE 2022, Borá tem 907 moradores, o que significa que 187 eleitores registrados não residem mais na cidade.

A distribuição do eleitorado mostra que 51% são homens e 49% são mulheres. A faixa etária predominante é de 45 a 59 anos, representando 26% do total com 291 eleitores. Entre os jovens de 16 e 17 anos, onde o voto é facultativo, há 16 eleitores aptos.

Borá pertence à 12ª zona eleitoral, com sede em Paraguaçu Paulista, onde também está localizado o cartório eleitoral. Para as eleições municipais, 16 mesários foram convocados, sendo quatro para cada uma das quatro seções disponíveis na cidade. Destes, 14 são moradores de Borá e dois são de Paraguaçu Paulista.

As informações são do G1.
 



i7 Notícias