Eleitores de sete cidades do centro-oeste paulista vão ter apenas uma opção de voto válido para as prefeituras nas eleições municipais de 2024. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os municípios de Avaí, Balbinos, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Lutécia e Oriente possuem apenas um candidato concorrendo ao cargo de prefeito no pleito deste ano.
Em 2024, a quantidade de candidaturas únicas para prefeito na região foi mais do que o dobro das registradas nas eleições municipais anteriores. Em 2020, apenas três cidades da região tiveram somente um candidato ao Poder Executivo. Elas foram Espírito Santo do Turvo, Tabatinga e Boraceia.
Em seis, dos sete municípios que estão nessa situação neste ano, os moradores já conhecem os políticos que vão concorrer ao cargo. Somente em Balbinos o candidato à prefeitura não tenta a reeleição.
No caso de eleições majoritárias, nas quais basicamente ganha quem tiver a maioria dos votos, a única possibilidade de apresentação de outros candidatos é se houver substituição, que pode ser feita até 20 dias antes (16 de setembro), ou em caso de falecimento até a véspera do pleito.
Borá, constante na lista, é a cidade com menor eleitorado do país, tem um único local de votação e mais eleitores do que moradores. São 907 habitantes no menor município do estado de São Paulo; já os eleitores são 1.094. Dezesseis mesários foram convocados para atuar nas eleições municipais.
Um voto e é eleito
De acordo com a legislação eleitoral, será considerado eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos (não computados os em branco e os nulos).
Mas há algumas particularidades: se for uma candidata ou um candidato único, somente o nome dela ou dele vai para a urna eletrônica.
E, ainda que sejam registrados mais votos em branco ou nulos, a pessoa continua sendo eleita, pois, no cálculo, só são considerados os votos válidos.