Recentemente, os alunos de canto coral do CCI (adultos e terceira idade) e do Clube da Juventude (crianças e adolescentes), de Paraguaçu Paulista, que fazem parte das oficinas culturais do Projeto Solar Musical participaram do XV Encontro de Canto Coral. O evento reuniu corais de outras cidades, que apresentaram repertórios variados, como: Coral da Unimed de Assis, o Coral do CIEC Oficina de Canto de Tarumã, o Coral Princesinha da Serra de Echaporã, e também, de Paraguaçu Paulista, o Coral Canto Livre.
O público presente se encantou com as apresentações, e os alunos do Projeto Solar Musical, destacaram-se com músicas folclóricas, internacionais e populares. O CCI levou ao palco “Debaixo da Castanheira” (folclore japonês), “Conquest Of Paradise” (Vangelis) e “Chalana” (Mario Zan e Arlindo Pinto). Já as crianças do Clube Juventude I apresentaram, “Anel Mágico” (Marcus Viana), “Faça uma Careta” (Ana Yara) e “Yambuque” (Hudson Willyams).
“A apresentação foi maravilhosa e emocionou o público pela firmeza na execução das músicas e pela expressão corporal e gestual dos alunos”, comenta Valquíria Trevisan, professora de canto coral do Projeto Solar Musical. “O Projeto Solar Musical que oferece essas oficinas, gratuitamente, para as crianças e para terceira idade, proporciona um trabalho em grupo, que é uma forma excelente de enriquecer e ampliar o ensino, abrindo um grande leque de experiências, em que as pessoas trocam ideias, conhecimentos e se interagem em sociedade”, pontua a professora.
Ainda segundo Valquíria Trevisan, o Projeto incentiva um trabalho de inclusão, como por exemplo, com pessoas que possuem uma deficiência visual. Ter esta deficiência não implica em não ter uma aptidão para o estudo musical, pois muitos desenvolvem habilidades musicais notáveis. “Isso pode acontecer porque, ao perder a visão, outras habilidades sensoriais, como a audição, podem se tornar mais aguçadas. E a música pode ser um meio de expressão e comunicação poderoso para pessoas cegas, permitindo que elas explorem suas emoções e criatividade de maneiras únicas e a autoestima dessas pessoas ao cantar se eleva”, explica.
O Projeto Solar Musical tem um papel social fundamental, pois contribui para o desenvolvimento de cada aluno. Para as crianças e adolescentes, promove a oportunidade de conhecerem outros estilos de música, que não fazem parte do cotidiano. Já para o grupo de terceira idade, motiva a convivência social e estimula o cognitivo, além de incentivar a inclusão, incentivando pessoas com mobilidade reduzida e com deficiências físicas, visuais, intelectuais ao desenvolvimento cultural.
Sobre o Projeto Solar Musical
Com o patrocínio da Cocal através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o Projeto Solar Musical se consolida como um dos mais importantes projetos sócios culturais da região de Paraguaçu Paulista, levando arte e música às crianças e adolescentes, que muitas vezes não conseguem ter acesso à aprendizagem e conhecimento cultural.