A Associação Comercial e Empresarial de Quatá desenvolverá um trabalho de reestruturação da entidade local com apoio da Associação Comercial e de Inovação de Marília. Encontro neste sentido aconteceu recentemente na cidade Quatá, quando o presidente da entidade mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge e o superintendente da entidade de Marília, José Augusto Gomes, estiveram reunidos com o presidente quataense, Luiz Carlos Alves. “Passamos por uma fase complicada em todos os segmentos da cidade, mas podemos reverter a situação”, disse o dirigente que está à frente da associação comercial de Quatá nos últimos anos. “Precisamos desenvolver alguns serviços específicos para o comércio da cidade”, destacou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao apresentar algumas alternativas ao novo parceiro. “Algumas das atividades administrativas e de serviço que temos, podem ser adaptados para os comerciantes de Quatá”, acrescentou José Augusto Gomes.
Um melhor aproveitamento do agente de negócios da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rodrigo Belão, será a primeira ação a ser realizada entre as duas entidades. “Vamos procurar capacitar melhor o pessoal da associação comercial de Quatá e ao mesmo tempo assessorar na busca por novos associados”, disse José Augusto Gomes que ficou surpreso com as dificuldades existentes na cidade. “Com uma oferta de serviços e uma atenção maior aos comerciantes, acredito que seja possível melhorar a performance da entidade”, comentou o dirigente de Marília ao lembrar dos mais de 30 serviços existentes em Marília e que alguns deles podem ser absorvidos pela associação comercial de Quatá.
José Augusto Gomes lembra dos programas oferecidos pela Facesp que podem ser iniciados em Quatá quase que de forma imediata. “O serviço exclusivo de telefonia celular, por exemplo, é uma ação prática e que pode melhorar a receita da entidade”, sugeriu o dirigente de Marília ao acrescentar o Cartão de Benefícios que também pode impulsionar o número de associados e a adequação das receitas. “São vários os programas existentes pela Facesp que o agente de negócios pode direcionar para os comerciantes de Quatá”, comentou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao tranquilizar o presidente atual sobre a parte administrativa. “Boa parte do nosso modelo de gestão utilizado em Marília pode ser absorvido pela associação de Quatá”, falou ao programar para breve um encontro regional em Marília neste sentido. “Queremos oferecer o suporte em gestão para algumas associações comerciais para que possam se equilibrar e crescer”, falou.
Luiz Carlos Alves ficou surpreso com o que ouviu e disse que a associação comercial de Quatá, apesar de pequena, é consolidada. “Estamos bem localizados e instalados”, disse o dirigente ao mostrar o local onde funciona a associação comercial quataense. “Faremos um intercâmbio de capacitação com Marília envolvendo os funcionários que ajudará muito”, ressaltou José Augusto Gomes que fará o mesmo com outras associações comerciais na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo. “E aumentar e fortalecer o relacionamento da diretoria de Quatá com a própria federação”, comentou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que está agendando uma visita em São Paulo entre parte da diretoria de Quatá com a diretoria em São Paulo. “Considero importante que o pessoal tenha uma visão sobre o que é a federação e a importância dela em nosso sistema”, destacou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que pretende, em forma de rodízio, levar todos os diretores das 19 associações comerciais da região para uma visita em São Paulo, na sede da Facesp.
LEGENDA – Reunião em Quatá esclareceu detalhes sobre serviços e programas que podem ser utilizados no comércio quataense
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Quatá 241024