O mosquito que transmite a Leishmaniose, diferente do Mosquito da Dengue, não põe seus ovos em água limpa. O mosquito Palha (Lutzomya longipalpis) prefere folhas acumuladas, frutas que caíram do pé e ambientes úmidos para se reproduzir. A Leishmaniose é uma doença que pode ser transmitida para cães e seres humanos pela picada deste mosquito, e por este motivo, o Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu resolveu realizar um Inquérito Sorológico Canino, iniciando pela Barra Funda, com coleta de sangue de animais, orientação aos moradores, entre outras ações.
Durante cinco semanas, Agentes de Saúde e Endemias visitaram os quintais e orientaram os moradores. Os alunos de Medicina Veterinária da UNIMAR auxiliam na coleta de sangue destes animais para a análise e é a partir daí que, de acordo com a mestre Ana Beatriz Pinto, médica Veterinária do Departamento de Saúde, são realizadas ações como o controle de animais infectados e manejo ambiental.
Após os resultados dos exames e a conclusão do Inquérito Sorológico Canino, as ações que foram desenvolvidas neste bairro servirão como base para um plano de ação em toda a cidade para o controle desta zoonose que causa riscos à nossa saúde e de nossos animais.