Desde as 14h de quinta-feira, 12, uma força-tarefa envolvendo policiais, bombeiros e muitos voluntários está intensificando as buscas por Mateus Bernardes Valim, de 10 anos. O menino, morador da Vila Central, em Assis, saiu de casa na quarta-feira, 11, por volta das 13h, pedalando uma bicicleta cromada com guidão de moto e banco de mobilete. Desde então, não retornou, deixando a família em desespero.
Câmeras de monitoramento captaram imagens de Mateus na noite do dia do desaparecimento. Às 21h55, ele aparece pedalando no Jardim Europa, próximo à rotatória dos Eucaliptos.
Policiais, bombeiros, grupos de amigos, familiares e populares uniram-se nas buscas, vasculhando áreas de mata, lagoas e zonas rurais, incluindo municípios vizinhos como Tarumã. As buscas foram retomadas na manhã desta sexta-feira, 13, com equipes saindo do Parque Buracão.
Nicolas Dalbem, amigo da família, que está dando suporte à mãe do menino, convocou a população a ajudar nas buscas, que já contaram com grande apoio nas redes sociais. Uma campanha está sendo amplamente compartilhada na tentativa de localizar Mateus, mas a Polícia Militar critica a atitude e afirma que as buscas por populares atrapalham as investigações.
Um cão de faro seria colocado na mata, após sentir o cheiro das roupas do menino, mas como os locais foram ocupados por populares, isso não é mais possível.
ATUALIZAÇÃO - Esta matéria foi atualizada às 13h40, pois a imagem do atropelamento da bicicleta por uma moto, é de outro caso.