Borá recebeu a visita técnica do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Assis

A iniciativa fortalece a vigilância em saúde, garantindo qualidade nos dados e aprimorando políticas públicas.


O município de Borá recebeu a visita técnica do Grupo de Vigilância Epidemiológica - GVE XIII Assis, para a apresentação do portfólio do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). A iniciativa fortalece a vigilância em saúde, garantindo qualidade nos dados e aprimorando políticas públicas.

Representantes estaduais analisaram os registros do município, destacando a importância da correta alimentação das bases de dados para subsidiar decisões na área da saúde. O SIM monitora óbitos, identificando causas de morte para prevenção, enquanto o SINASC reúne dados sobre nascimentos, avaliando a saúde materno-infantil.

A equipe municipal apresentou metodologias e desafios no registro e controle das informações. A Vigilância Estadual elogiou a gestão municipal e forneceu orientações para otimizar os registros. A secretária de Saúde, Aline Martins, ressaltou que a visita fortalece o trabalho e aprimora os sistemas, melhorando a assistência à população.

O encontro reafirmou o compromisso de Borá com a transparência e precisão nos registros de saúde, essenciais para políticas públicas eficazes. A Secretaria de Saúde implementará as recomendações recebidas. Estiveram presentes, o prefeito Luiz Carlos Rodrigues, o presidente da Câmara, Advaldo Celestino Teixeira e demais autoridades municipais.



i7 Notícias