No final de novembro de 2024, uma vítima de extorsão, moradora em Presidente Prudente procurou a 1ª Delegacia de Investigações Gerais, DIG – DEIC 8, informando que criminosos da internet, munidos de informações pessoais e constrangedoras, passaram a exigir valores sequenciais, em vários dias, com a grave ameaça de difusão do conteúdo.
Inquérito Policial foi formalmente instaurado e, com representações e diligências policiais em conteúdos de fontes abertas e fechadas, depois de pouco mais de dois meses, cinco pessoas foram identificadas e, contra elas, solicitadas autorizações para buscas domiciliares, sendo realizadas nesta manhã de quarta-feira, 19, nas cidades de Monte Mor e Hortolândia em São Paulo, além de Jacobina no Estado da Bahia.
O grupo, segundo a Polícia Civil, é responsável por outros fatos semelhantes praticados em diversas cidades, sendo que a ação não apenas robustecerá o conteúdo probatório, mas, essencialmente demonstrará se há outros comparsas no grupo e identificará outras eventuais vítimas que estejam sendo extorquidas no momento.
Os cinco identificados, sendo duas mulheres (de 20 e 39 anos) e três homens (20, 23 e 25 anos), serão indiciados pelos crimes de extorsão, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A investigação continuará para análise do material eletrônico e documental apreendidos.