A falta de local para estacionar em uma rua do centro fez as vendas caírem. A prefeitura estuda formas de resolver o problema.
Uma tendência em todas as cidades. O nosso exemplo é Assis. Na Vila Ribeiro, a prefeitura fez mudanças numa via por dois motivos: facilitar o fluxo e a segurança. Mas infelizmente prejudicou o comércio na região. Como a Rua Vicente Fernandes Figueiredo é estreita e tem mão dupla, a solução foi tirar o estacionamento.
De acordo com o secretário de trânsito para resolver o melhor seria fazer uma passagem em nível na rua Leonor, que fica atrás do comércio, assim a prefeitura poderia tornar a Vicente Fernanes Figueiredo, que é a rua do comércio, e a Leonor mão única e aí o estacionamento poderia voltar, mas essa resposta está nas mãos da ALL, a América Latina Logística, responsável pela ferrovia, e até agora nada.
A loja de materiais de construção da Daiane está vazia e sem clientes. Segundo ela, desde a mudança no trânsito na rua da loja, o movimento caiu bastante. Há cerca de dois meses, a prefeitura vem realizando diversas alterações no trânsito de Assis.
Antes era permitido estacionar em um dos lados da Rua Vicente Fernandes Figueiredo, mas com o novo sistema não é mais. No mini mercado do Martins Aparecido da Silva, o impacto da mudança foi tanta, que ele esta tentando vender o ponto comercial.
Para comprar na distribuidora de bebidas do José Carlos da Silva, alguns clientes se arriscam e acabam parando em lugar proibido. Segundo ele, a saída para os comerciantes seria a liberação de uma passagem de nível entre os trilhos na rua de trás, o que permitiria os carros estacionassem.
A reclamação no açougue do Luis Carlos é de que os caminhões das distribuidoras das carnes não podem parar em frente à loja, e tem que caminhar muitos metros com o produto perecível. Enquanto não há definição se a passagem de nível será autorizada, os carros continuam passando pelo local livremente. Há cerca de seis meses, uma mulher dentro de um carro foi arrastada pelo trem depois do carro ficar preso nos trilho.
A equipe de reportagem flagrou os motoristas passando pelas passagens irregulares e abertas sem autorização. Até uma ambulância se arrisca e passa pelos trilhos. O secretário de trânsito Leonardo Godoy diz que as mudanças foram feitas visando à segurança, e por enquanto, não vê solução para o problema.
Nós entramos em contato na última sexta-feira e também nesta segunda com a ALL, mas até o fechamento da edição do Tem Notícias não conseguimos resposta quanto ao prazo para autorizar ou não a passagem em nível na Rua Leonor.