O sexto encontro de 2025 do Programa Maternidade Real, destinado a gestantes e puérperas, com convite estendido à rede de apoio delas, aconteceu na manhã desta terça-feira, 25 de março, às 8h30, no Departamento de Assistência Social. O tema deste encontro foi "Preparação para o Aleitamento Materno: Mãe Doadora", com foco no Posto de Coleta de Leite Humano de Paraguaçu Paulista.
As orientações ficaram a cargo da enfermeira obstetra Sandra Regina de Oliveira e demais especialistas da equipe. Durante o encontro, foram destacadas a importância da amamentação e as formas de doação de leite materno para ajudar bebês prematuros e em situação de vulnerabilidade.
Paraguaçu Paulista tem se destacado nessa área e, em 2024, foi premiada na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios em São Paulo. A experiência do município com o tema “Posto de Coleta de Leite Humano: Doação de Amor em Frasco Salva Vidas” foi uma das quinze selecionadas para receber o 13º Prêmio David Capistrano.
Durante os encontros semanais, as gestantes e participantes recebem orientações valiosas de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem, pediatria, mastologia, fonoaudiologia, odontologia, assistência social e medicina perinatal. O Programa Maternidade Real é uma iniciativa intersetorial que envolve o Departamento de Saúde e o Departamento de Assistência Social da Prefeitura Municipal, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista.
Os encontros ocorrem todas as terças-feiras, e as mães que participarem com frequência em pelo menos oito encontros receberão um kit maternidade contendo diversos itens essenciais para o bebê na 32ª semana de gestação. Além disso, caso necessário, as participantes podem solicitar atestado médico ou declaração de comparecimento.