O crescimento da jogabilidade móvel: acessibilidade e popularidade

Com o passar dos anos, os números evidenciaram que os jogadores realmente utilizam esse canal para jogarem seus jogos favoritos.


Os celulares têm sido um dos principais dispositivos que os jogadores utilizam para se divertirem em jogos online. Afinal, a fácil acessibilidade que os smartphones oferecem aos players é algo que poucas plataformas digitais permitem.

Aliada a essa facilidade de acesso, a própria infraestrutura tecnológica para o sucesso dos smartphones foi aprimorada. Hoje em dia, é muito mais fácil encontrar uma rede de alta velocidade do que antigamente.

Tudo isso criou um terreno fértil para o desenvolvimento da jogabilidade móvel. Com o passar dos anos, os números evidenciaram que os jogadores realmente utilizam esse canal para jogarem seus jogos favoritos.

Número de smartphones supera o de cidadãos brasileiros

Um indicador que mostra como os smartphones têm feito sucesso entre os jogadores brasileiros é o número de dispositivos no Brasil. De acordo com a Pesquisa do Uso da TI, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), existem mais de 250 milhões de aparelhos em uso.

Uma rápida comparação desse número com o total de habitantes no Brasil mostra que a média é de mais de 1 smartphone por pessoa. De acordo com os dados publicados pela FGV, a média é de 1,8 dispositivos por cada indivíduo.

Esses números colocaram o Brasil entre os países com maior número de smartphones, com nações como China, Índia, Estados Unidos e Indonésia entre as que mais têm dispositivos móveis.

É utilizando seus smartphones que o brasileiro consegue acessar jogos para ganhar dinheiro e outros tipos de entretenimento. Isso porque os dispositivos móveis se desenvolveram ao ponto de permitir diferentes recursos aos seus usuários.

Esse é um dos motivos que explica porque tantas pessoas têm smartphones no Brasil. Além disso, o fato de que muitos brasileiros têm um celular para o trabalho e outro para fins pessoais também é uma justificativa para ter mais de um dispositivo em seu nome.

Engajamento em horas é elevado

Outro dado que surpreende no que diz respeito ao uso dos celulares no Brasil é o elevado número de horas que o brasileiro passa utilizando o seu dispositivo móvel. Conforme o relatório State of Mobile, da consultoria Data.AI, a média do uso de celular no brasil é de 5,02 horas diárias.

A consultoria Data.AI ainda destacou que o valor foi maior do que o apresentado em anos anteriores, que era abaixo de 5 horas. Esse tempo de uso colocou o Brasil atrás apenas de 4 outros países no ranking mundial.

Os países em que os cidadãos mais utilizam os seus dispositivos móveis, em média de horas diárias, são a Indonésia, Tailândia, Argentina e Arábia Saudita. O Brasil apareceu em 5º no ranking, mostrando que é um país com elevado engajamento diário de seus usuários.

Aplicativos de redes sociais estão entre os mais usados

Os dados publicados pela Data.AI ainda destacaram quais foram os aplicativos mais utilizados ao longo do período do estudo. WhatsApp, Instagram, e Facebook lideram o ranking, seguidos por TikTok e Messenger, todos aplicativos com elevado número de usuários cadastrados.

Esses resultados comprovam que o brasileiro realmente utiliza muito suas redes sociais. Muitos dos brasileiros que se cadastram nessas plataformas buscam interação com outras pessoas, enquanto outros focam no desenvolvimento profissional.

Os números publicados no Special Report Digital 2025, relatório produzido pela We Are Social, evidenciaram as redes sociais mais usadas no Brasil. No caso do WhatsApp, por exemplo, mais de 90% dos usuários brasileiros têm essa rede social, liderando o ranking publicado pela organização.

O top 5 redes sociais mais usadas no Brasil é completado por YouTube, Instagram, Facebook e TikTok. Todas as plataformas apresentam um número elevado de usuários, com as 4 primeiras contam com mais de 100 milhões de contas cadastradas.

Tendências apontam para um crescimento contínuo

A venda de smartphones ultrapassou a de computadores não à toa. Existe uma clara tendência de crescimento para o mercado mobile ao longo dos próximos anos. A otimização dos dispositivos móveis faz com que os smartphones possam se tornar ainda mais essenciais para os brasileiros.

Tecnologias inovadoras aliadas a aplicativos que são utilizados diariamente pelos brasileiros são a combinação que permite que esse mercado apresente números ainda maiores em termos de engajamento, usuários cadastrados, assim como receita ao longo dos próximos anos.

A expectativa é de que o Brasil siga sendo um dos países com maior número de smartphones. Os avanços na tecnologia de transmissão de dados em território nacional, aliado ao elevado número de pessoas, faz com que o país seja um local propício para que haja uma imersão elevada de usuários que utilizam seus dispositivos móveis para diferentes finalidades.
 



i7 Notícias