A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Paraguaçu Paulista, participou na manhã desta terça-feira (7) da Operação “Agrofraude”, deflagrada em apoio à Polícia Civil de Goiás. A ação resultou em prisões e apreensões na cidade e integra uma investigação nacional que apura crimes de estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A investigação, conduzida pelo GEIC – Grupo Especial de Investigações Criminais de Rio Verde (GO), identificou mais de 40 pessoas envolvidas em um esquema de fraudes na comercialização de grãos, conhecido como o “golpe do falso intermediário”. De acordo com a polícia, as vítimas eram enganadas em supostas negociações de milho e outras commodities, com prejuízos estimados em R$ 1 milhão apenas na região de Rio Verde, e movimentação financeira de mais de R$ 120 milhões nos últimos cinco anos.
Ação em Paraguaçu Paulista
A operação mobilizou 19 policiais civis vinculados à Delegacia Seccional de Assis e ao Deinter-8 de Presidente Prudente, que cumpriram quatro mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária em Paraguaçu Paulista.
Durante a ação, foram presos dois homens, de 33 e 21 anos, e duas mulheres, de 55 e 30 anos. Um dos alvos não foi localizado. Diversos objetos de interesse da investigação foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia da cidade.
Os detidos foram apresentados na unidade policial, onde os procedimentos de Polícia Judiciária foram formalizados. Em seguida, foram encaminhados a estabelecimentos prisionais da região, permanecendo à disposição da Justiça para audiência de custódia.
Enfrentamento às fraudes
Em nota, a Polícia Civil destacou que a ação faz parte do compromisso institucional de combater crimes patrimoniais e fraudes estruturadas, assegurando a defesa da sociedade e a manutenção da ordem pública.
A Operação Agrofraude segue em andamento, com investigações em diferentes estados e novas medidas previstas para os próximos dias.