Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira, 6 de outubro, a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria da vereadora Graciane de Madureira, que manifesta congratulações à E.E. Diva Figueiredo da Silveira e aos alunos Raphael Damasceno Botelho, Victor de Souza Camilo e Maria Clara da Silva Cardoso pela destacada seleção no programa “Prontos pro Mundo”, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
O programa “Prontos pro Mundo” tem como proposta proporcionar aos estudantes da rede estadual de ensino a oportunidade de realizar intercâmbios internacionais, com o objetivo de ampliar sua formação acadêmica, cultural e linguística. Por meio dessa iniciativa, o Governo do Estado de São Paulo oferece vivências em países de língua inglesa, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e o protagonismo juvenil.
Tudo começa no 9º ano com a realização da prova do Saresp prevista para o mês de novembro. Este exame avalia os conhecimentos dos alunos em língua portuguesa, matemática e ciências da natureza, com maior foco nas duas primeiras disciplinas. O aluno também precisa possuir uma frequência escolar igual ou superior a 90% e uma média igual ou superior a 7,0 nas disciplinas básicas da Base Nacional Comum Curricular, além de ter estudado na rede estadual e municipal de ensino desde o 6º ano.
A seleção final consiste na avaliação de duas notas muito importantes: a nota do SARESP do 9º ano e as notas do curso de inglês on-line. A soma delas é a pontuação final usada para selecionar os alunos com pontuação mais alta, que serão aqueles que viverão o sonho do intercâmbio. Dessa forma, a conquista para participar do programa é resultado de um processo seletivo rigoroso e altamente competitivo, que envolve análise de desempenho escolar e avaliação do domínio da língua estrangeira.
Raphael Damasceno Botelho foi selecionado e realizou seu intercâmbio em janeiro de 2025, na Nova Zelândia, onde viveu uma experiência educacional e cultural transformadora. Victor de Souza Camilo está atualmente em intercâmbio no Canadá. Já Maria Clara da Silva Cardoso, foi selecionada para a turma que tem viagem programada para o início de 2026, também para o Canadá.
“Essas conquistas refletem não só o esforço individual dos alunos mas, também, o trabalho coletivo e inspirador do CENE, sob a liderança do diretor Washington Mateus Fraga, que tem promovido um ambiente de oportunidades e fortalecimento do protagonismo juvenil. Destacamos, ainda, o empenho incansável dos professores Mirtes Goulart, ponto focal do programa na escola, e Claudinei Pereira, ambos fundamentais no acompanhamento, preparação e motivação dos estudantes ao longo de todo o processo de seleção e intercâmbio. grandes realizações por meio da educação pública. Que o feito desses jovens sirva como incentivo a todos os estudantes da rede pública, estimulando outros alunos a acreditarem em seus potenciais e nas oportunidades que surgirem”, disse a autora da moção, Graciane de Madureira