Reunião na Prefeitura aborda segurança na disposição de cabos nos postes de Paraguaçu Paulista

Representantes da Energisa esclareceram as questões técnicas e responsabilidades referentes à manutenção de cabos e uso compartilhado das estruturas da rede de energia.



Representantes de empresas de telefonia e internet que prestam serviços no município de Paraguaçu Paulista estiveram reunidos na Prefeitura de Paraguaçu Paulista com membros do Legislativo, Executivo, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e profissionais da Energisa Sul-Sudeste, nesta quarta-feira (12). O encontro foi uma oportunidade para abordar a segurança, questões técnicas, responsabilidades referentes à manutenção de cabos de telecomunicação e uso compartilhado das estruturas da rede de energia.

Durante a reunião, idealizada pelo vereador Ricardo Rio, um dos pontos pautados foi os fios de internet soltos, caídos ou danificados, que têm causado preocupação e riscos à população. Neste primeiro encontro ficou definido que será feita uma regularização dos fios soltos e bambos, visando evitar novos incidentes.

Ficou acordado também que a partir da segunda quinzena de janeiro, será realizada uma ação conjunta com as empresas envolvidas para reduzir a poluição visual, retirar fios inutilizados e organizar os cabos ativos.

Representando a Energisa Sul-Sudeste, o supervisor de Cadastro, Lucas Eduardo Waltrs Reis, explica que iniciativas como essas são importantes para orientar, esclarecer dúvidas e direcionar as prestadoras de serviços de forma que o uso compartilhado das estruturas seja feito de acordo com as normas técnicas e regulamentadas, garantindo a segurança do sistema elétrico e da comunidade.

 Além de elaborar e aprovar um projeto técnico junto à distribuidora de energia antes de iniciar as atividades, as empresas de telecomunicações têm a responsabilidade de manter os cabos alinhados conforme os protocolos técnico e de segurança, evitando cabos soltos ou muito baixos, bem como outras situações que representam um risco. 

Juntamente a essa ação preventiva, a Energisa realiza um monitoramento periódico para identificar empresas que, sem aprovação técnica, oferecem serviços de telefonia ou internet de forma clandestina.  

​​​​​​​A comunidade deve manter distância de fios caídos e entrar em contato com a Energisa nos canais de atendimento, para que seja enviada uma equipe que realizará os procedimentos técnicos adequados: 0800 70 10 326; Gisa (WhatsApp); gisa.energisa.com.br; ou aplicativo Energisa On.



i7 Notícias