Teste da Linguinha auxilia no desenvolvimento saudável dos bebês e facilita a amamentação

O procedimento, além de cumprir a legislação, tem auxiliado inúmeras mães e seus bebês na detecção precoce de problemas relacionados à língua presa, contribuindo para um início de vida mais saudável.


O Teste da Linguinha é fundamental para detectar dificuldades na amamentação, e quando uma intervenção é necessária, propicia desenvolvimento saudável para os bebês, tanto na alimentação quanto futuramente no desenvolvimento da fala e em outros aspectos. 

Em Paraguaçu Paulista, a prática é realizada todas as quartas-feiras no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 7h às 11h, e deve ser realizado logo após a vacina contra BCG. O procedimento, além de cumprir a legislação, tem auxiliado inúmeras mães e seus bebês na detecção precoce de problemas relacionados à língua presa, contribuindo para um início de vida mais saudável.

A equipe que realiza o teste no município é composta por profissionais especializados, como a fonoaudióloga Isabela Le Fosse, a dentista Silvia Cação, e a fisioterapeuta Livia Rebello. Juntas, elas desempenham um trabalho essencial para a identificação de dificuldades que, quando não tratadas, podem afetar a alimentação e a fala das crianças. Durante o teste com o bebê Benício, a fonoaudióloga Isabela Le Fosse examina se a língua do recém nascido apresenta dificuldades para se mover e se elevar, o que pode indicar a presença de anquiloglossia (língua presa), e observa se há dificuldade na amamentação, e se há queixas da mãe, quanto a dores ao amamentar, se o bebê demonstra cansaço ao mamar, leva muito tempo para conseguir, entre outros fatores que ajudam a detectar o problema.

Após o diagnóstico, a dentista Silvia Cação realiza prontamente o procedimento de frenotomia, que corrige o tamanho do "freio" que limita o movimento da língua. Logo que é feito o procedimento, o bebê já consegue mamar corretamente. Em uma semana, a mãe volta com o bebê e compartilha a diferença na amamentação após o procedimento.

O trabalho realizado em Paraguaçu Paulista reflete a importância do teste da linguinha como uma ferramenta simples, mas poderosa, na promoção da saúde infantil. O procedimento, além de ser essencial para o diagnóstico precoce de problemas que afetam a amamentação, também evita complicações no desenvolvimento da fala e da alimentação do bebê. Quando detectado a tempo, a correção pode ser feita.
 



i7 Notícias