Secretaria de Saúde realiza ação Saúde na Escola na Etec

Ação teve atendimentos, orientações e serviços voltados aos estudantes


A Escola Técnica (ETEC) Augusto Tortoleto Araújo recebeu nesta quinta-feira (07) a ação “Saúde na Escola”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, com uma série de atendimentos, orientações e serviços voltados aos estudantes.

Entre os serviços oferecidos, o SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento) disponibilizou testes rápidos de HIV e Sífilis, além de aferição de pressão arterial, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Outro destaque da ação foi a presença da Vigilância em Saúde, que levou informações sobre a leishmaniose e os cuidados necessários para a prevenção da doença, escorpionismo e dengue.

A programação também contou com a participação de diversos especialistas. O nutricionista orientou os alunos sobre alimentação saudável e hábitos que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Já a equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) promoveu diálogos sobre saúde mental, esclarecendo dúvidas e incentivando a conscientização sobre o tema.

Durante todo o dia, as turmas participaram de atendimentos com os profissionais de saúde. Os estudantes puderam conversar com agentes de saúde, que realizaram a avaliação da situação vacinal de cada aluno e identificaram outras necessidades de acompanhamento.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Paraguaçu Paulista com a promoção da saúde e do bem-estar dos jovens, aproximando os serviços de saúde do ambiente escolar e incentivando a prevenção e o cuidado desde cedo.



i7 Notícias