Os trabalhadores que possuem valores esquecidos no antigo fundo PIS/Pasep começam a receber um novo lote de pagamentos nesta quinta-feira (25). Nesta etapa, serão contemplados aqueles que solicitaram o ressarcimento até o dia 31 de maio, conforme calendário divulgado pelo Governo Federal.
Quem fizer o pedido até a próxima terça-feira (30) terá o pagamento previsto para o dia 27 de julho. O cronograma faz parte do processo de devolução das cotas do antigo fundo PIS/Pasep, destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988.
O antigo fundo é diferente do abono salarial PIS/Pasep pago atualmente. Criado para complementar a renda dos trabalhadores da época, o benefício permaneceu disponível para saque por muitos beneficiários e herdeiros que ainda não realizaram o resgate.
A consulta pode ser feita gratuitamente por meio da plataforma Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. Segundo o governo, o saldo médio disponível é de aproximadamente R$ 2,8 mil por pessoa, embora o valor varie de acordo com o tempo de serviço e o salário recebido no período. Os recursos foram corrigidos pela inflação.
Além de permitir a consulta, a plataforma Repis Cidadão orienta sobre os procedimentos para solicitar o ressarcimento, incluindo casos de herdeiros de beneficiários falecidos. Para acessar o serviço é necessário possuir uma conta Gov.br com nível prata ou ouro.
O governo alerta que os valores poderão ser resgatados até setembro de 2028. Após esse prazo, os recursos serão incorporados definitivamente ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque.

.png)









