O número de acidentes envolvendo agulhas descartadas de forma irregular junto ao lixo doméstico tem chamado a atenção em Paraguaçu Paulista. Nos últimos dias, pelo menos três coletores de resíduos se feriram ao entrar em contato com agulhas que foram colocadas diretamente nos sacos de lixo, sem qualquer proteção. A Prefeitura fornece aos trabalhadores os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a realização segura da coleta, mas, mesmo com o uso dos equipamentos, o contato inesperado com materiais perfurocortantes pode provocar acidentes e ferimentos.
Além do risco de cortes e perfurações, o contato com materiais perfurocortantes descartados incorretamente pode representar riscos à saúde dos trabalhadores responsáveis pela coleta. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Projetos Especiais reforça o pedido para que moradores que utilizam medicamentos injetáveis adotem medidas simples para evitar acidentes.
Uma alternativa para reduzir o risco durante o manuseio do lixo é colocar seringas e agulhas utilizadas em uma embalagem plástica rígida, resistente e com tampa, como uma garrafa PET. Agulhas nunca devem ser colocadas soltas em sacos de lixo, caixas de papelão ou recipientes que possam ser perfurados.
A Secretaria também observa que o aumento do uso de medicamentos administrados por injeção, inclusive aqueles utilizados em tratamentos para emagrecimento, pode estar contribuindo para o crescimento desse tipo de ocorrência. Independentemente do medicamento utilizado, porém, o cuidado com o descarte deve ser o mesmo.
Um pequeno cuidado dentro de casa pode evitar um acidente do lado de fora. O descarte correto protege os coletores, os trabalhadores da limpeza urbana, os moradores e toda a comunidade. A Prefeitura de Paraguaçu Paulista reforça que, mesmo com a utilização dos EPIs e todos os cuidados adotados durante a coleta, a prevenção começa no momento em que o resíduo é descartado. A responsabilidade pela cidade também começa nas escolhas feitas diariamente dentro de cada residência.








