Câmara entrega o Troféu “Amigos do Meio Ambiente”


 

Na noite da última sexta-feira, 11 de junho, Paraguaçu Paulista conheceu os seus “Amigos do Meio Ambiente”, os vencedores da 3ª edição do Prêmio “Dr. Luís Fernando Rocha”.

A Sessão Solene para outorga do troféu aconteceu no Palácio Legislativo Água Grande e integra as comemorações do Poder Legislativo alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 05 de junho.

A escolha do Dr. Luís Fernando Rocha, promotor de justiça e curador do meio ambiente da Comarca de Paraguaçu Paulista, para denominar o prêmio, se deve a seu caráter empreendedor e extremamente preocupado com as questões que permeiam o meio ambiente na atualidade.

Confira os vencedores:

Natalia Maria dos Santos Silva, vencedora na Categoria Juvenil
A adolescente de 15 anos, que reside na Vila Nova, tem todo o cuidado de recolher do chão o lixo deixado por aqueles que não tem a consciência voltada à preservação ambiental. Também separa o óleo vegetal usado por sua família na cozinha, para que este seja reaproveitado por sua avó, que faz sabão. Natália ainda separa o lixo orgânico do inorgânico e discrimina do lixo todo o vidro encontrado.

 

Fernando de Lima Pelegrini, vencedor na Categoria Adulto
Fernando é idealizador do “Projeto Social de Inclusão Digital Através da Reciclagem de Resíduos Tecnológicos”, que surgiu da necessidade de preservar o meio ambiente e dar uma nova função ao chamado resíduo tecnológico. Em Paraguaçu Paulista, para resolver esse impacto ambiental, surge este projeto, com parceria do Programa Escola da Família, da E.E. Diva Figueiredo da Silveira. Trata-se de um projeto que capta computadores usados e, através da manutenção dos mesmos, recupera esses equipamentos obsoletos e promove a inclusão social, digital e ambiental.

César Fioravanti Pedroso, vencedor na Categoria Sênior
César é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras/MG. Tem trabalhado com a preservação ambiental junto ao Rotary Clube, do qual é membro. As questões de cunho ambiental sempre tiveram lugar de destaque em sua propriedade e, atualmente, está com um projeto de recuperação das áreas de APP (Área de Preservação Permanente), já tendo realizado o plantio de árvores em parceria com a Casa da Agricultura, com a ONG Salvar e com o Rotary Clube.

Cocal Energia Responsável, vencedora na Categoria Empresas
A Cocal foi a vencedora com o projeto de instalação do laboratório de controle biológico da broca da cana-de-açúcar. Nessa estratégia, o inimigo natural é multiplicado no laboratório da Cocal, portanto, envolve a criação e produção massal do inimigo natural. A técnica apresenta características fortemente ecológicas, sem provocar desequilíbrio ao meio ambiente. Outro fator importante é que a metodologia empregada possibilita a geração de empregos com capacitação profissional de seus colaboradores.

Escola Técnica “Augusto Tortolero Araújo”, vencedora na Categoria Escolas
O Colégio Agrícola está envolvido num projeto denominado “Meio Ambiente e Comunidade Escolar”. Dentre as várias atividades desenvolvidas pela equipe escolar relacionadas ao meio ambiente, destacam-se as ações de recomposição de uma pequena floresta nativa, em torno de 2.500 m2, existentes na Unidade de Ensino, com envolvimento de 240 alunos. As ações previstas são de médio prazo, com atividades até 2011. Com este projeto, a escola almeja uma mudança de comportamento dos alunos no que se refere ao respeito ao meio ambiente, valorização e melhoria da paisagem ambiental e o desenvolvimento da consciência de cidadania.

Associação dos Produtores Rurais da Água da Mentira, vencedora na Categoria Associações
A Associação de Produtores Rurais da Água da Mentira, fundada em 2008 em parceria com a ONG Salvar, organizou o plantio de 5.000 mudas de espécies nativas nas propriedades de seus associados. A recomposição das áreas de preservação é uma preocupação de todos os moradores que, em sistema de mutirão, realizam o preparo das áreas, o preparo das covas e o plantio e a manutenção das mudas.

ONG SALVAR, vencedora na Categoria ONG´s ou OSCIP´s
Pelo 3º ano consecutivo, a ONG Salvar é a vencedora nesta categoria do prêmio. As atividades da entidade voltadas à preservação da natureza, em especial do nosso município não param. Neste ano de 2010, a ONG SALVAR voltou toda a sua atenção para o Rio Alegre, uma das principais fontes de abastecimento de Paraguaçu Paulista. Desde o ano passado o rio vem passando por um processo de assoreamento, bastante avançado, vindo prejudicar toda a extensão do Rio, ou seja, desde suas nascentes no bairro do Campinho até desaguar no Rio Capivara, com muita areia e água suja. Em razão desses acontecimentos, foi protocolado junto ao ministério público do meio ambiente uma representação para apurar os danos causados ao rio e, felizmente, chegou-se aos responsáveis.

 



i7 Notícias