Atualmente setor conta com 34 mães doadoras; enquanto o ideal são 100
O número de doações ao Banco de Leite Humano de Marília teve queda de 66% nos últimos quatro meses. A queda está relacionada com a proximidade do final do ano quando muitas mulheres deixam de colaborar.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Sandra Domingues, em julho um total de 100 colaboradoras estavam cadastradas. Atualmente o número caiu para 34 mães doadoras. Este montante soma 25 litros de leite. O necessário para suprir a demanda são 60 litros.
As cadastradas são as responsáveis em colaborar com 19 bebês que estão internados nas UTIs neonatal dos hospitais: Gota de Leite, Materno Infantil e Hospital Universitário.
“As UTIs de Marília são referência atendendo também crianças de outras regiões”, destacou a coordenadora.
As interessadas em doar devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano por meio dos telefones (14) 3413-8696 e 3422-6529.
Em seguida a equipe se deslocará até a residência da mãe doadora para fazer a entrega do kit contendo gorro, máscara, folheto explicativo da maneira correta de tirar e armazenar o líquido.
A coleta nas residências é realizada semanalmente pelas funcionárias do banco. Na segunda-feira a coleta é feita na região norte, na terça-feira é a vez da zona sul, quarta-feira a coleta é realizada na zona oeste e na quinta-feira na região leste.
Uma das doadoras da região sul é a dona de casa, Silmara Mascareli Moreira, 29. “Além de amamentar a minha filha há quatro meses eu também faço a doação de leite excedente ao Banco”. Ela colabora com três litros semanalmente.
O Banco de Leite, além de pedir a colaboração das mães solicita também à comunidade em geral para doar vidros de maionese e café solúvel com tampa plástica. Após a esterilização o leite é armazenado nesses vidros. Os interessados devem entrar em contato por meio dos telefones ou comparecerem pessoalmente na sede localizada na Avenida Santo Antônio, 136.
Fonte: Jornal Diário de Marília