Saidinha libera 514 detentos por duas semanas na região de Marília


Na manhã de quarta-feira, dia 21, 514 detentos dos centros de detenção de Marília e região foram liberados. O retorno às grades está previsto para o próximo dia 4.

Aquele que descumprir o prazo será considerado foragido da Justiça, não terá direito à nova saída e volta ao regime fechado.

A Penitenciária de Marília terá maior número de beneficiados: 291; do Centro de Ressocialização (CR), saem 95. Também sairão 74 de Álvaro de Carvalho e 53 de Getulina.

Conforme informações divulgadas pela VEC (Vara de Execuções Criminais) durante o período de liberdade provisória os presos ficam proibidos de frequentar bares, lanchonetes, boates, casas de jogos, entre outros locais considerados de reputação duvidosa. Devem permanecer no endereço informado e só podem sair às ruas entre às 6h e 19h. Viagens, apenas com autorização prévia.

Número de condenados beneficiados é menor do registrado na saidinha de Dia das Crianças, em outubro, quando 626 saíram.

Ainda com base em dados da Vara de Execuções Criminais a expectativa do índice de evasão é de 7% a 8%, porém em 2010 nesse mesmo período o número chegou a 13%, quando foram liberados 673. Desse total, 88 não retornaram.

Nas ruas população tem receio da saída temporária. O auxiliar de serviços gerais, Davi Carvalho, 27 é contrário a liberação dos detentos. “Muitos desses presidiários saem sem dinheiro e, como forma de lucrar furtam e roubam as pessoas”, destacou.

O servidor público, Odair Donizete Cardoso, 54 também não é favorável a saidinha. “Durante esse período de liberação dos detentos nota-se um aumento na criminalidade. Acredito que a lei deveria ser alterada”, acrescentou.



i7 Notícias