Uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Assis, comandada pelo sargento Alexandre Gracioso, se deslocou para a cidade de Florínea no início da manhã desta quinta-feira, dia 29 de dezembro, com o objetivo de localizar o corpo de um menino de 12 anos de idade que se afogou no rio Capivara na noite anterior.
Por volta das 21 horas de quarta-feira, a Polícia Militar de Florínea acionou o Corpo de Bombeiros noticiando o afogamento de João Marcos Ferreira da Silva, nascido em 23 de janeiro de 1.998, e residente à rua Maria Prado Granado, no centro de Florínea.
Logo após ter sido comunicado, o Corpo de Bombeiros deslocou uma equipe para iniciar pesquisa na área. Em função da falta de luz natural, os trabalhos foram suspensos e retomados na manhã de quinta-feira.
João Marcos se afogou no rio Capivara quando estava na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, no bairro rural do Pântano.
O corpo da vítima foi resgatado pelos bombeiros por volta das 9h30. A Polícia Científica foi acionada e compareceu no local para efetuar o trabalho de perícia. Após o trabalho dos policiais, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal, onde foi submetido a autópsia.