A prefeitura municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, através do Departamento de Segurança, Trânsito e Transporte, está realizando intensa substituição dos tachões de redução de velocidade por pequenas lombadas com o mesmo objetivo.
A diferença entre os tachões e as mini-lombadas é que elas são feitas de massa asfáltica quente, enquanto que os tachões, já proibidos em sua instalação são feitos de material mais duro e pela disposição que se encontram afixados acabam provocando danos nos veículos.
“Estamos atendendo também a uma adequação a atual legislação, pois segundo o Conselho Nacional de Trânsito, este tipo de dispositivo já está proibido e suas instalação deve ser substituída” afirmou Ronaldo César Braga Costa, diretor do Departamento de Trânsito Municipal.
O problema é que lombadas com os tachões ou fora dos padrões da lei brasileira podem provocar desde avarias em veículos até acidentes de trânsito com mortes. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que disciplina este assunto no CBT (Código Brasileiro de Trânsito, lei federal nº 9.503/97), restringe a colocação desses tachões, mas diz em seu parágrafo único do artigo 94 da resolução 39/98 do Contran: "É proibida a utilização de ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou pela entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran".
Baseado nisso o prefeito Ediney Taveira Queiróz determinou a substituição dos tachões
por lombadas de massa dentro dos padrões brasileiros estabelecidos pelo Contran, o que acabou agradando em cheio os motoristas que sentiram a diferença do contato com o veículo e as novas lombadas e os pedestres que ainda se sentem seguros com a manutenção dos dispositivos redutores de velocidade.
“Temos que ouvir as necessidades da população e, na medida do possível, atende-las e é o que estamos fazendo, por isso já determinei essa substituição e que, aos poucos, será feita em toda a cidade” - afirmou o prefeito Ediney Taveira Queiróz.