50 mil devem tomar vacina contra hepatite B em Assis


A vacina contra hepatite B, até o ano passado disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas até 24 anos, agora também será oferecida gratuitamente a 3,7 milhões de paulistas de 25 a 29 anos. Nas férias de verão, de janeiro a fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde intensifica o alerta para que crianças e jovens tomem o antídoto e se protejam contra a doença. Outros 2,1 milhões de pessoas até 24 anos ainda não completaram o esquema de três doses para imunização contra a doença. Ao todo, a Secretaria da Saúde pretende vacinar 5,8 milhões de paulistas contra a hepatite B.

O antídoto está disponível gratuitamente nos postos de vacinação o ano todo. No entanto, a secretaria aproveita as férias escolares para incentivar a imunização, principalmente de adolescentes de 15 a 19 anos. Dados da secretaria registram que um em cada três paulistas nesta faixa etária ainda não está vacinado.

Segundo Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, a vacina é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. “Por isso é muito importante que as pessoas aproveitem o período de recesso escolar para ir ao posto de saúde e colocar a carteira em dia”, destacou.

 

Três doses

Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além da população com até 29 anos, a vacina contra a hepatite B está disponível gratuitamente para grupos considerados de risco, como profissionais do sexo, homossexuais (a doença é mais presente no homossexual masculino), usuários de droga injetável, manicures, podólogos, profissionais de saúde e outros.

Para ficar completamente protegido contra a doença é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose é oferecida um mês depois da inicial. A terceira, depois de seis meses. A secretaria contatou as administrações municipais para que a vacinação seja reforçada nos próximos dois meses.

 

Em Assis

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 50.024 pessoas devem ser vacinadas contra a hepatite B em Assis.

 

Saiba mais

Veja o endereço do posto de vacinação mais próximo da sua casa no site http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/postos/posto_pd1.htm.

 

Fonte: Assis Notícias com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde



i7 Notícias