Conheça a história da Escola Sesi em Paraguaçu.


 

Conheça a história da Escola Sesi, desde a sua instalação em nossa cidade até os dias atuais.

Área da escola com 13 mil m² contendo: quadra poliesportiva; campo de futebol society; portaria com controle; segurança 24 horas; 12 salas de aula; sala de ciência e tecnologia; laboratório de informática; biblioteca; acesso total a internet; área de jogos e lazer; área de convivência; refeitório; cozinha industrial; área administrativa; sala dos professores; sala pedagógica; sala de atendimento de pais; sala para EJA e Telecurso; instalações de controle; e estacionamento. Investimento total de: R$ 4.400.000,00.


O Centro Educacional do Sesi nº 380

O Centro Educacional SESI nº 380 foi criado oficialmente em 7 de abril de 1970, contudo seu funcionamento data de 1º de março de 1970. Após estudos, foi instalado em nossa cidade na gestão do Prefeito Municipal Dr. Mitsuo Marubayashi.

Em 1970, ao iniciar suas atividades o prédio tinha 5 salas de aula, 1 banheiro, cozinha e diretoria, onde atendia quatro primeiras séries (1º ano) Nível I, com 161 alunos e duas segundas séries ( 2º ano ) Nível I com 63 alunos. Quatro anos depois, a escola passou a funcionar em três períodos com 16 salas de aulas (manhã, tarde e vespertino), para atendimento ao grande número de alunos, permanecendo até 1982.

Em 1975, na gestão do Prefeito Municipal Edson do Amaral Distrutti, foi implantada no Centro Educacional uma oficina para as aulas da Parte Diversificada, onde os alunos aprendiam Eletricidade, Tecelagem, Cerâmica, Serigrafia e Madeira.

Em 20 de janeiro de 1978, assumiu a Direção do Centro Educacional a Professora Maria Helena Franco, que fez a entrega dos certificados de conclusão do 1º Grau aos 12 alunos da 1ª Turma. Na gestão de Carlos Arruda Garms, em 1982 foram construídas 3 salas de aulas, banheiros, cozinha, secretaria e biblioteca e em 1991 o SESI em parceria com a Prefeitura Municipal construiu a Quadra de Esportes.

No ano 1999, a Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Carlos Arruda Garms, construiu em uma área de 80 metros quadrados, uma sala para secretaria, uma para biblioteca e um banheiro feminino, liberando uma sala para que, futuramente, o Centro Educacional pudesse contar com mais salas de aula para atender à demanda do bairro onde está inserido. Em 2000, o Centro Educacional, funcionava em três turnos com 664 alunos distribuídos em 19 salas, sendo 14 salas com o Ensino Fundamental e 5 salas no período noturno com o TELECURSO 2000.

O Centro Educacional SESI nº 380 de Paraguaçu Paulista, começou seu Processo de Desativação Gradativa a partir de 2001, por não ocorrer um trabalho de parceria junto à Prefeitura Municipal. Situação esta que se prolongou até 2005 quando assume novamente a prefeitura Carlos Arruda Garms, restabelecendo a parceria e reativando o Centro Educacional. De 1 de abril de 2003 até 2009, o Centro Educacional encontrava-se sob a coordenação do prof. Valdir de Sá e hoje a administradora escolar do Sesi em Paraguaçu é a professora Rosane de Cassis G.B. de Oliveira.

Em 2007 a Prefeitura Municipal solicitou as salas de aulas no período da tarde, ocupando cinco salas de aulas, o espaço multiuso e mais uma sala administrativa caracterizando o encampamento gradativo deste prédio e deste modo, dividiu o espaço entre o atendimento para alunos da escola municipal e para os alunos do SESI. Contudo, um novo acordo estabelecido entre a entidade e poder local vem a garantir que a Prefeitura ceda um local para a construção do novo prédio que conta com o investimento do próprio SESI.

A partir de 24 de abril de 2009 a escola passou a ocupar as modernas instalações na Vila Athayde, esquina da avenida Brasil com a rua Prefeito José Deliberador, nº 300 – um modelo para todas as implantações a serem feitas pelo Sesi a partir de 2009, sendo Paraguaçu a número um.



i7 Notícias
-->