José Fernandes também teria se beneficiado à véspera das eleições de 2.008, quando foi reeleito.
O vereador assisense José Aparecido Fernandes, do PT, foi condenado pela Justiça da Comarca de Assis por "improbidade administrativa". Em sentença da juiza Marcela Papa, de 30 de janeiro de 2.012, ele teve os seus direitos políticos suspensos por cinco anos. Com isso, ele está fora da disputa das eleições de 2.017.
José Fernandes era apontado como pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores e tentava uma aliança com o também vereador Márcio Aparecido Martins, o Márcio Veterinário, do PSD. A dupla teria o apoio do prefeito Ézio Spera, do PSD.
José Fernandes foi condenado em Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público, através do promotor Sérgio Campanharo, por improbidade administrativa praticada durante o ano de 2.007 quando ele ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal de Assis.
Fernandes foi condenado pela Justiça por ter agido com ilegalidade na contratação dos três jornais diários da cidade - Voz da Terra, Diário de Assis e Jornal de Assis - para publicação dos atos oficiais da Câmara Municipal. As três empresas jornalísticas, beneficiadas com o ato praticado pelo ex-presidente da Câmara, também foram condenadas e estão proibidas de contratar com o Poder Público.
Na ocasião, a Câmara Municipal, através de cartas-convite, promoveu três processos para contratar os periódicos para publicar anúncios dos serviços do Disk Câmara, Ouvidoria Municipal e Urna do Povo. Com preços diferentes em cada certame, cada jornal venceu um dos processos. Para a Justiça, ficou evidente o "acerto" para que as empresas fossem contratadas.
Ao final do seu mandato como presidente da Câmara, José Fernandes assinou um ato prorrogando os contratos com os três jornais até o final de 2.008.
Com isso, para a Justiça, Fernandes também teria se beneficiado à véspera das eleições de 2.008, quando foi reeleito.
Tanto o vereador José Aparecido Fernandes como os três jornais têm direito a apresentar recurso junto ao Tribunal de Justiça.