Lei proíbe ouvir música sem fones de ouvidos em ônibus de Marília


Quem for flagrado com som alto pode ser multado ou retirado do veículo. 

 

A prefeitura de Marília (SP) vai sancionar nos próximos dias uma lei municipal que proíbe os usuários do transporte coletivo ouvir música sem fones de ouvido. Quem insistir na atitude poderá ser obrigado a descer do ônibus ou ainda ser multado.

A prática que, geralmente, só agrada o dono do aparelho de som ou celular, gerou tantas reclamações que precisou de uma lei para disciplinar as pessoas que não têm o costume de usar fones de ouvido. Para que ninguém justifique a falta de informação sobre a proibição do volume alto da música, os ônibus vão ganhar placas que indicam a nova lei.

A fiscalização e o valor da multa devem ser regulamentados pela prefeitura nos próximos 30 dias. Mas, os motoristas também vão poder fiscalizar e terão autonomia para interromper a viagem e só continuar quando a pessoa desligar a música ou descer do ônibus.

Para Gilmar José Ribeiro, que trabalha há 20 anos como motorista de ônibus, agora as pessoas que ouvem música sem fones de ouvido vão também atrasar o percurso do coletivo. “Porque vamos ter que parar e pedir para pessoa diminuir o volume ou ainda se retirar do ônibus”, afirma.

Já o vereador Eduardo Nascimento, autor da lei, ressalta que o objetivo é a educação dos usuários. “Não temos o propósito de multar as pessoas e sim disciplinar. O objetivo é incentivar a conscientização e o respeito aos outros usuários do serviço”, destaca.

 

Fonte: G1

 



i7 Notícias
-->