Onda de violência afeta bairros afastados do centro de Assis


Algumas pessoas instalaram câmeras de segurança para inibir crimes.

 

Os casos de furto e roubos estão assustando os moradores de Assis (SP). Quem mora em bairros mais afastados do centro, como a Vila Ribeiro, convive com a violência e não sabe o que fazer para manter os criminosos distantes. Para o polícia, o local já esteve mais perigoso.

As ocorrências não surpreendem mais o comerciante Léo Benedito da Silva. Pela terceira vez neste ano ele chegou para trabalhar e encontrou as portas do bar amassadas. “É triste. A gente chega para trabalhar e vê estas coisas”, comentou. Para tentar afastar os ladrões, ele instalou câmeras de segurança, mas não tem dado certo, já que os crimes continuam dentro do bar. No mês passado, a violência foi maior. Um assaltante armado e usando um capacete entrou na lanchonete e rendeu os clientes e funcionários. Uma das vítimas chegou a ser agredida com um chute.

Outro comerciante também enfrenta as mesmas dificuldades. Carlos Eduardo Fernandes tem uma padaria há quinze anos no bairro. Ele já não se surpreende mais com a violência. E a ironia faz parte do vocabulário dele. “Eu tenho esta estática não muito boa né, já foram 31 assaltos nos 15 anos que eu estou no local. É difícil encontrar funcionário que venha trabalhar comigo. E clientes estão deixando de frequentar por conta dos crimes”, informou.

Quem mora no bairro também é vítima da violência. Uma professora teve a casa invadida e ficou refém de três assaltantes. Ela disse ter passado por momentos de pânico e não se sente segura dentro da própria casa. “Hoje eu estou presa em casa e perdi minha liberdade”, desabafou.

O número de roubos registrados em Assis, de janeiro a maio deste ano, é maior que o mesmo período do ano passado. Em 2011 foram 52 e, em 2012, já são 67. O número de furtos também aumentou nos cinco primeiros meses deste ano. Em 2011 foram 283. E neste ano são 420. Para a polícia, o aumento não é motivo de preocupação.

“A polícia trabalha com estatísticas e faz um policiamento efetivo no local, mas a Vila Ribeiro já foi mais violenta. Hoje está mais tranquilo”, disse o major Hipólito. Nos próximos dias, a Secretaria de Segurança Pública irá divulgar a quantidade de ocorrências registrada em maio na cidade.

 


Mesmo com as câmeras de segurança, os assaltantes não se inibem 
Fonte: G1

 



i7 Notícias
-->