O que é MMA e UFC?



A sigla MMA significa Mixed Martial Arts (artes marciais mistas), nessa mistura de artes marciais os competidores têm que ter um conhecimento básico em várias artes marciais como Jiu-Jitsu, Boxe, Muay Thai, Wrestling (luta olímpica ou greco romana), Judô Karate entre outras, pois a luta pode se desenvolver em pé ou no solo. Essa mistura de estilos de luta e habilidades ficou conhecida como Artes Marciais Mistas.

O MMA é uma evolução do VALE TUDO, esporte que chamava a atenção de todos pela ideia e pelo intuito que era determinar o melhor lutador, onde na maioria das vezes cada lutador defendia sua arte marcial de origem, havendo assim um confronto de artes marciais e de lutadores. Com o MMA foram criadas regras de combate para preservar a integridade física dos competidores, apontar vencedores caso não haja nocaute ou finalização, e um árbitro para comandar e dar uma dinâmica à luta.

O UFC foi criado nos Estados Unidos, em 1993, pelo brasileiro Rorion Gracie, com regras mínimas onde só não era permitido morder, colocar o dedo nos olhos do oponente e golpes na região genital. Os lutadores eram colocados em um ringue de formato octogonal (com oito lados) feito de grades, e de lá sairia um vencedor e um perdedor. O primeiro evento foi vencido pelo brasileiro lutador de Jiu-jitsu Royce Gracie, em 1993.

Entre altos e baixos o UFC se reformulou, foram sendo criadas novas regras que tirassem a violência do esporte e colocando-o sob a supervisão de comissões atléticas, deixando de lado o slogan “não há regras”. Isso tornou o esporte mais aceitável e o recolocou no pay-per-view, divulgando cada vez mais até se tornar o que é hoje.

Portanto, MMA é uma modalidade de luta na qual pode-se usar qualquer tipo de arte marciail, e na atualidade é o esporte que mais cresce no mundo, já UFC é a maior organização promotora de competições da modalidade onde encontramos os principais nomes internacionais e os melhores lutadores de MMA do mundo. Dentre eles, temos motivos para nos orgulhar, pois das sete categorias existentes no UFC temos três campeões brasileiros: José Aldo, peso pena; Anderson Silva, peso médio; e Junior dos Santos, peso pesado.

E no próximo dia 07 de julho, sábado, Anderson Silva colocará seu cinturão em jogo, em uma luta muito aguardada por todos e cheia de provocações contra Chael Sonnen, que é americano e quer destronar Anderson Silva. Não percam,  pois vai valer a pena assistir esse combate. Ossssss!

 


Por: Elton de Camargo Rufino
Professor e proprietário da academia Fight Club

 



i7 Notícias
-->