Gripe A faz movimento nos prontos socorros aumentar em Marília


 

A região tem seis casos da doença confirmados e uma morte. 


A região Centro-Oeste Paulista tem seis casos confirmados de gripe A, com uma morte. Em Marília, o movimento de pacientes nos hospitais com sintomas da doença aumentou nos últimos dias. Com medo da gripe A, Maria da Silva Santos levou a filha Graziele, de 14 anos, ao Pronto Socorro da Santa Casa. Com os sintomas da doença, a adolescente teve que ficar isolada e com máscara. “Ela estava com sintomas de gripe, dor de cabeça, tosse. Eu já dei a vacina nela, assim como nos irmãos, mesmo assim, qualquer sintoma dá medo”, afirma a mãe.

Todos os dias passam pelo pronto socorro do hospital cerca de 240 pessoas. Nas últimas duas semanas, o movimento de pacientes aumentou em quase 10%. A preocupação com a doença é maior após a confirmação de uma morte, em Marília, por complicações causadas pela gripe, no mês passado. Outros quatro casos já foram confirmados e nove pessoas aguardam o resultado de laudos do Instituto Adolfo Lutz.

Nas farmácias, a procura por máscaras, álcool em gel e pelo antiviral Tamiflu é grande. Em uma delas, que fica em frente ao pronto socorro da Santa Casa, o medicamento sumiu das prateleiras. “A gente já procurou para saber se tem que fazer reserva ou não, mas, na nossa distribuidora está em falta”, explica a farmacêutica Adriana Chequer de Carvalho.

Nos postos de saúde a procura pela vacina aumentou nos últimos dias, mas quem não faz parte dos grupos de risco não consegue tomar a vacina de graça e aí tem que recorrer as clínicas particulares e pagar até R$60,00 pela dose única. Em uma clínica da cidade, a procura foi tão grande que os estoques estão zerados. O local está há duas semanas sem vacina e já tem até lista de espera.

Em 2009, Marília enfrentou um surto da gripe A. Seis pessoas morreram. Para o médico Carlos Rodrigues da Silva, especialista em saúde pública, a cidade já vive uma nova epidemia. “Demos sorte, porque o veranico, esse clima mais quente que nos permite sair de casa, manter as janelas abertas, dificulta a transmissão, de forma que nós ganhamos um tempo de cortesia até a próxima onda de frio”, ressalta.

Na região a gripe também deixa a saúde pública em alerta. Em Tupã, uma pessoa pode ter morrido com a doença. Um caso já foi confirmado e outros 13 aguardam o resultado. Em Lençóis Paulista, uma moradora é o primeiro caso confirmado de gripe a este ano. Em Assis, a vigilância epidemiológica acompanha quatro moradores que podem estar com a doença. Com o vírus da gripe A circulando pela região, cuidados simples com a higiene ajudam a evitar o contagio.

 

Fonte: G1

 

 



i7 Notícias
-->