Paranapanema recebe mais 195 mil peixes


 


Programa de repovoamento da Duke Energy promove soltura de pacus e curimbatás em diversos pontos da Bacia


De 24 a 31 de agosto, a Duke Energy dará sequência ao seu programa de repovoamento da Bacia do Paranapanema soltando 195 mil peixes jovens. Dia 24, Salto Grande irá receber 20 mil curimbatás, em São Pedro do Turvo (SP). Dia 27 é a vez do reservatório Jurumirim ser beneficiado com a soltura de 100 mil pacus, em Capão Bonito (SP). Dias 29 e 30, as ações acontecem em Canoas II e I, respectivamente, com a soltura de 25 mil pacus em Palmital (SP) e outro lote de 25 mil em Itambaracá (PR).As solturas se encerram em Barão de Antonina (SP), dia 31, quando o reservatório Chavantes recebe 25 mil pacus. 

O biólogo da Duke Energy e coordenador do programa, Norberto Vianna, explica que as espécies selecionadas para o repovoamento do Paranapanema – curimbatá e pacu – têm capacidade de formar populações sustentáveis, reproduzindo-se e adaptando-se plenamente à vida no ambiente. “As solturas ocorrem em pontos favoráveis ao rápido crescimento dos peixes. Além disso, são espécies de grande apelo social, que pescadores e populações ribeirinhas estão acostumados a capturar”, explica Vianna. 

Educação ambiental - Além da soltura, haverá no município de Capão Bonito um trabalho de educação ambiental com 80 alunos da rede municipal de ensino. A engenheira ambiental da Duke Energy, Luciana Menegatto, fará uma palestra para os estudantes antes deles acompanharam a soltura.“Iremos abordar a reprodução de peixes e os benefícios ambientais e sociais do repovoamento do Paranapanema, além de ressaltar a importância do envolvimento de todos para a proteção e recuperação dos recursos naturais”, diz Menegatto. 

Até dezembro, o programa de repovoamento da Duke Energy completará sua meta anual de 1,5 milhão de peixes de espécies nativas soltos na Bacia do Paranapanema. Desde que o programa foi iniciado pela empresa, em 2001, o Paranapanema já foi contemplado com 18 milhões de novos peixes, contribuindo paraa preservação de sua biodiversidade e recuperação do estoque pesqueiro.


Assessoria de Imprensa

 



i7 Notícias
-->