Alunos e professores da FEMA retornam do Projeto Rondon


Na última semana, alunos e professores da FEMA, integrantes do Projeto Rondon da missão de julho, retornaram à cidade de Assis. Eles realizaram ações voluntárias para a comunidade carente de Carnaubeira da Penha, no estado de Pernambuco.

A equipe desenvolveu atividades voltadas para capacitar multiplicadores nas áreas de Informática, Gestão Financeira, Gestão Pública, Saúde e Meio Ambiente, por meio de palestras e oficinas.

Segundo a professora do curso de Enfermagem, Rita de Cássia Cassiano Lopes, integrante do Projeto, a população pernambucana, de Carnaubeira da Penha, compareceu em grande número.

Além da possibilidade de oferecer capacitação, a professora Rita diz que os docentes e os alunos participantes obtiveram uma experiência muito rica. “Voltamos de lá com o conhecimento da vida e dos costumes daquele povo. Visitamos algumas comunidades indígenas e o que vimos, conhecemos e aprendemos, com certeza, ficará em nós para sempre”.

A professora ainda destaca que as adversidades encontradas atentam para a realidade brasileira. “Percebemos que o Brasil não se faz apenas de regiões fartas e desenvolvidas, mas também de lugares muito pobres. O trabalho que o Projeto Rondon desenvolve, proporciona que plantemos uma semente do conhecimento para as comunidades atendidas e faz com que os universitários entrem em contato com este Brasil esquecido”, finaliza.

Todas as despesas dos integrantes do Projeto forma custeadas pelo Governo Federal, como o transporte aéreo, hospedagem e alimentação.



i7 Notícias
-->