CATI comemora Dia da Conservação do Solo


 

CATI comemorou ontem, dia 15, o Dia da Conservação do Solo.

A Lei nº 7.876,. de 13 de novembro de 1.989, institui o DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO a ser comemorado, em todo o País, no dia 15 DE ABRIL DE CADA ANO. Este dia é dedicado para reflexão sobre a Conservação dos Solos e sobre a necessidade de utilizarmos corretamente este recurso natural e, assim, viabilizarmos  a manutenção e mesmo melhoria de sua capacidade produtiva, única forma de aumentarmos de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental.

O Solo é um recurso natural que deve ser utilizado como patrimônio da coletividade, independente do seu uso ou posse. É um dos componentes vitais do meio ambiente e constitui o substrato natural para o desenvolvimento das plantas.

A ciência da Conservação do Solo e da Água preconiza um conjunto de medidas, objetivando a manutenção ou recuperação das condições físicas, químicas e biológicas do solo, estabelecendo critérios para o uso e manejo das terras, de forma a não comprometer sua capacidade produtiva.

Estas medidas visam proteger o Solo, prevenindo-o dos efeitos danosos da erosão aumentando a disponibilidade de água, de nutrientes e da atividade biológica do Solo, criando condições adequadas ao desenvolvimento das plantas.

A Conservação do Solo na Agricultura e Pecuária é o conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para plantio.  A Erosão, a Compactação e o aumento da Salinidade do Solo são os maiores problemas relacionados ao manejo inadequado e terão relação direta com a escassez de alimentos num futuro não muito distante, resultando num profundo desequilíbrio do sistema produtivo, se práticas corretas não forem adotadas.

A população do mundo gira em torno de 6 bilhões de habitantes, obrigando a humanidade a disponibilizar pelo menos 1 bilhão de hectares de área agricultável.  As áreas com manejo inadequado reduzem significativamente seu potencial de produção, por isso hoje trabalha-se em virtude da renovação e aprimoramento das técnicas produtivas.

Para tanto, é necessário adotar um Planejamento Técnico, no qual visualiza todo o processo de produção e adoção das Principais Práticas de Conservação do Solo; tais como Análise de Solo, Plantio em Nível (terraços), Rotação de Culturas, Adubação Verde, Plantio Direto e, também Explorar Sinergias, que consiste na exploração de várias atividades agrícolas que são complementares, podendo gerar economia de recursos se bem explorados, como associar culturas anuais com pecuária ou criação de aves ou suínos com produção de energia e adubação que só rende lucros aos agricultores e ao meio ambiente.


 



i7 Notícias
-->