Doação de órgãos e tecidos é tema de palestras em escolas e entidades


 

Alunos do Centro de Ensino Técnico “Antônio Devisate” receberam, na tarde desta sexta-feira (21), a equipe da Campanha de Conscientização sobre Doação de Órgãos e Tecidos. O grupo foiformado para promover a conscientização da importância do ato de doar. Representantes da Santa Casa de Marília e do Spot (Serviço de Captação e Procura de Órgãos e Tecidos), da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) fazem parte da campanha.

O encontro reuniu cerca de 40 alunos do curso técnico em enfermagem. Durante duas horas, o enfermeiro Luiz de Paula Silva, coordenador do Spot em Marília, esclareceu os principais aspectos do protocolo de constatação de morte encefálica, a atuação das equipes que abordam familiares de potenciais doadores e a importância de desmistificar o tema no ambiente familiar.

As palestras, ministradas por especialistas em doação e captação, tem sido acompanhadas pela psicóloga Deborah Milani, encarregada de hotelaria da Santa Casa de Marília, e Izabel Travitzki, fisioterapeuta que faz parte do Sesmt (Serviço Especializado de Medicina e Segurança do Trabalho). Durante o encontro desta sexta-feira, elas distribuíram uma cartilha temática confeccionada e doada pelo Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

A iniciativa foi aprovada pelos estudantes, que lotaram o auditório do “Antônio Devisate” e mostraram que a maioria da população ainda tem muitas dúvidas sobre doação. Foram apresentados números que comprovam a urgência de uma nova cultura, para acabar com o drama de quem espera por um órgão no país. 

Estatisticamente, segundo o enfermeiro coordenador do Spot, as chances do brasileiro ir parar na fila do transplante é cinco vezes maior que se tornar um doador. Pesquisas também mostram que 54% dos familiares de pacientes (aptos a doar) não aderiram por falta de informação.

Para a aluna do segundo módulo do curso técnico em enfermagem, Natália Rosa, os profissionais da saúde tem a responsabilidade de aprender e difundir informação objetiva e sem mitos. “É preciso ter conhecimento técnico mínimo, para que durante o exercíciodo trabalho possamos multiplicar informação”, afirma.

A série de palestras começou na última quinta-feira, 20, com um encontro na Legião Mirim. O tema também será abordado na manhã desta segunda, 24, com alunos do curso pré-vestibular do Colégio Objetivo. As palestras são coordenadas sempre por especialistas da área..

 

Mobilização

Este ano, a Santa Casa de Marília ampliou sua participação na campanha. Deborah e Izabel assinam, juntamente com o coordenador de gestão institucional da Santa Casa, enfermeiro Márcio Mielo, um projeto que visa promover a informação e a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. 

Para marcar o Dia Nacional da Doação, lembrado nacionalmente em 27 de setembro, o grupo organizou uma passeata que irá percorrer um trecho da avenida Tiradentes. O ato deverá contar com profissionais de saúde, participantes do Programa “Viva Feliz sem Acidentes”, estudantes da rede pública, discentes dos cursos de saúde e clubes de serviço. A saída será às 9h, em frente à Emdurbe a caminhada será encerrada em frente ao HC. Interessados em formar grupos para participar podem entrar em contato pelo telefone 3402-5555 (ramal 5562).

 


Estudantes prestigiaram o encontro e aproveitaram para esclarecer dúvidas



Natália Rosa, aluna do curso técnico em enfermagem: “profissionais de saúde também precisam de mais informação”

 

 

 

Assessoria de Imprensa

 

 

 



i7 Notícias
-->