Palestra sobre produção de jogos abre Semana de Informática da FEMA



A Semana de Informática da FEMA teve início na noite de segunda-feira, 24, com a palestra ‘Produção de Jogos para Celulares com Unity 3D’. A abertura oficial contou com a presença do Diretor da FEMA/IMESA, Prof. Ms. Eduardo Augusto Vella Gonçalves, do coordenador dos cursos de Informática da Fundação, Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto e do palestrante da noite, Almiro Carvalho Junior.

O Diretor da FEMA/IMESA enfatizou a importância da Semana para os alunos da Fundação e visitantes, assim como elogiou a coordenação e docentes que atuam nos cursos da área de informática da FEMA, Análises de Sistema e Ciência da Computação. O coordenador Prof. Dr. Alex agradeceu o apoio da Direção da FEMA as ações desenvolvidas pelos cursos de informática e pediu uma salva de palmas aos alunos pela participação e empenho acadêmico.

Antes do início da palestra da noite os participantes acompanharam a apresentação de uma das empresas patrocinadoras da Semana, a Comunicar TI – Tecnologia da Informação que tem como sócios e proprietários, os ex-alunos do curso de Ciência da Computação,  Mario Henrique Faber Soares e Rafael Sussel Decleva.  A apresentação foi realizada por Mario, que informou os participantes sobre os serviços prestados em desenvolvimento de software tanto para ambiente Web, Desktop ou Mobile, seguindo processos e arquitetura bem definidos que garantem um alto grau de produtividade. Mario falou da equipe diferenciada que atua em áreas especificas como, sistemas de informações geográficas (SIG/GIS), RIA (Rich Internet Applications) e softwares para internet e intranet.  E apresentou alguns dos Projetos de desenvolvimento de módulos e geoprocessamento desenvolvidos pela Empresa, como: sistema de monitoramento de veículos; Projeto MedralGEO – Web; Projeto Radio.DOC e outros.

Já a palestra que marcou a abertura da Semana tratou de uma área de atuação que está em alta, visto a quantidade de investimentos em dispositivos móveis e visto que área de Jogos Digitais é uma área nova no Brasil, onde a demanda do mercado de trabalho por mão-de-obra especializada é crescente. 

O palestrante da noite, Almiro Carvalho Junior, pós-graduado em Administração Financeira - FEA – USP e em Administração Industrial - Fundação Vanzolini – USP; graduado em Engenharia Mecânica -  Escola Politécnica – USP; programador e integrador da ferramenta Unity3D desde 2009; e fundador da empresa 3DVoyage em 2011, apresentou aos alunos o Projeto do Jogo ‘Infestação – Operação São Paulo’ desenvolvido por sua empresa há mais de um ano, em estilo Tower Defense (estratégia), com a utilização da ferramenta Unity 3D, para plataformas de smartphones e tablets (Android e iOS). Segundo Almiro, o Projeto envolve atualmente um investimento de 23 mil reais de produção e já mobilizou 18 mil reais em marketing, custos considerados pequenos, vista aos investimentos de empresas que atuam na área de jogos para celulares.

O palestrante apresentou aos participantes a ferramenta Unity 3D, classificada por ele como fantástica e que é utilizada para a produção de aplicativos 3D de alta qualidade. Almiro falou que Unity 3D é um dos sistemas que mais crescem no mundo em usuários, chegando a 1,5 milhões. Para ele a ferramenta oferece uma rede mais simples e de fácil utilização, além de render muito para empresas pequenas e com baixo investimento. Ele ainda falou que um Projeto em Unity 3D pode ser distribuído em diversas plataformas: PC, MAE, iOS, Android e PS3. Além de suportar Javascript, C# e oferecer uma versão gratuita e uma profissional na qual o custo gira em torno de 1.500 dólares. Almiro ainda disse além de amplamente utilizada no desenvolvimento de games à ferramenta também é utilizada em filmes de animação.

Sobre o seu Projeto ‘Infestação’, Almiro apresentou seus objetivos iniciais na criação do jogo, no qual desejava reconhecer o potencial de mercado de aplicativos e jogos para celulares, adquirir know-how apresentando o grupo de produção, explorar um estilo fora do casual -tower defense, com pouca inteligência artificial e explorar a produção em 3D e não em 2.5D. Almiro apresentou as possibilidades do jogo e suas fases de produção: modelagem, ilustração, sonoplastia, texturização, animação, fase de integração da produção de arte com a ferramenta Unity 3D, programação, controle de qualidade e distribuição do jogo.

A experiência do palestrante e o amplo conhecimento sobre a ferramenta e a área de produção de jogos para celulares atraíram os estudantes e profissionais presentes, os quais além de permanecerem até o final ainda participaram das discussões e questionamentos finais. Dentre os questionamentos, Almiro falou das perspectivas no mercado de trabalho para aqueles que desejam investir nesta área. Ele afirmou que a produção de jogos é uma área que está em crescimento e que faltam profissionais especializados. Para ele existem vagas em aberto por todo o país, mas alertou que competitividade é grande se comparado com o mercado mundial. Ele enfatizou ainda que, embora exista campo para o profissional ‘generalista’ (com conhecimentos em todas as etapas de produção), as melhores vagas e salários possivelmente estão para os especializados em etapas do processo, como: animação, programação e outras.

A Semana de Informática também envolve a realização de mini cursos e tutoriais que estão ocorrendo desde a terça-feira, 25. Na noite de quinta-feira, 27, os alunos participam a partir das 19h30 no anfiteatro da FEMA da palestra ‘Virtualidade imersiva e interativa baseada em cloud computing’ que será ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo de Paiva Guimarães da Universidade Federal de São Paulo. Na sexta-feira, no espaço Victória Hall, ocorre a mesa redonda com ex alunos da FEMA: Fábio Takaasi - Gerente de TI da Regional Telhas; Juliano Marcos Martins Arquiteto de Sistemas / Gerente Técnico da Infoserver e professor na FIAP;  Fernando Guazelli Souto de Oliveira Cargo: Analista de Infraestrutura da Alpha Mobility; Felipe Rojas Java Home Office da IBM; Larissa Piovezani Desenvolvedora da Ampsoft Informática - São Paulo e mestranda na Unicamp/ Limeira; e Elaine de Oliveira Campos Meira TI – Banco de Dados da Oracle na Nova América Agrícola Ltda.

A FEMA, através do coordenador Prof. Dr. Alex Poletto agradece as empresas apoiadoras da 23ª Semana de Informática: Web Managers, VSM Shop, Comunicar-TI Tecnologia da Informação, PRX – soluções em gestão agroindustrial, Lima Software – desenvolvimento de programas, VSM Ourofarma, Caixa Econômica Federal e Techsite - Soluções Especializadas em TI.

 

 


Abertura da 23ª Semana de Informática ocorreu na segunda-feira, 24.



Apresentação realizada pelo Ex-aluno da FEMA Mario, sócio proprietário da empresa Comunicar TI



Abertura foi realizada pelo diretor Prof. Ms. Eduardo, Prof. Dr. Alex e palestrante Almiro.



Professor Dr. Alex junto do palestrante Almiro, no final da palestra durante entrega de certificado

 

 

Assessoria de Imprensa FEMA



i7 Notícias
-->