Trânsito de Marília é o que mais mata em 2012


Comparativo com outras seis cidades foi feito através do relatório da SSP

 


VIOLÊNCIA - Apesar de ser “apenas” a 5ª cidade com mais acidentes no ano, trânsito de Marília é o que mais mata entre médias
Foto: Arquivo

Estudo feito pelo Jornal Diário indica que o trânsito de Marília é o que mais matou entre cidades de médio porte do interior de São Paulo nos oito primeiros meses do ano, mesmo sendo “apenas” a quinta em número de registros de acidentes. O comparativo com outras seis cidades foi feito através do relatório mensal da SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), divulgado nesta semana.

De acordo com os dados oficiais - que é baseado nos boletins de ocorrência lavrados pela Polícia Civil -, entre janeiro e agosto, 1.149 acidentes foram contabilizados na cidade e resultaram em 31 vítimas fatais.

Na vizinha Bauru, que computou 1.528 colisões no período - líder no quesito entre as sete cidades pesquisadas -, 30 pessoas morreram. Em Araçatuba, apesar do alto número de acidentes (1.370), aconteceram oito óbitos.

O relatório, como de costume, mostra algumas discrepâncias. Com cerca de 5 mil habitantes a mais que Marília e dona de uma frota superior a 135 mil veículos - também maior que a daqui -, apenas incríveis 161 acidentes foram relatados à polícia em São Carlos nos 243 dias do ano pesquisados.

Já em Presidente Prudente, onde circulam mais de 110 mil veículos em uma área equivalente a metade da nossa, foram computados 1.364 acidentes, que resultaram em somente cinco mortes, o menor índice de vítimas fatais entre todas.

O problema acontece por o órgão estadual ignorar casos em que a vítima foi socorrida com vida, mas faleceu após o registro da ocorrência. A ‘camuflagem’ de dados, no entanto, acontece também em Marília, uma vez que foram 40 mortes nos oito primeiros meses de 2012 apenas em acidentes.

 

CRIMES

O estudo feito pela reportagem mostra Marília como a cidade com a menor taxa de furtos entre as demais pesquisadas. Foram 1.671 relatos entre janeiro e agosto de 2012. Bauru, líder no quesito, registrou 4.644 casos.

Bauru também fechou o semestre com a maior incidência de assassinatos. Lá, 30 pessoas morreram de forma violenta. Araraquara e São Carlos aparecem empatadas em segundo, com doze registros cada, Araçatuba e Marília (onze cada), Limeira (9) e Presidente Prudente, com seis.

Sobre os estupros, 78 pessoas relataram ter sofrido algum tipo de abuso sexual em Bauru, novamente líder no ranking. Em Limeira, foram 61 casos, seguido de Marília e Araçatuba, com 46 registros em cada.

Limeira teve o maior número de casos de assaltos, com 1.175 registros. Bauru, com 771, São Carlos, com 553, Araçatuba, com 497, Araraquara, com 456, aparecem na sequência. Marília aparece em sexto, com 392 relatos de roubos, à frente apenas de Prudente, com 217.

 

 

Diário de Marília

 



i7 Notícias
-->