Pedrinhas Paulista e mais três cidades ainda não tem futuro prefeito definido



Em quatro cidades da região Centro-Oeste Paulista, o futuro prefeito da cidade ainda não está definido, apesar da apuração dos votos ter sido encerrada ainda no domingo (07). Em Cafelândia, Santa Cruz do Rio Pardo, Fernão e Pedrinhas Paulista, os candidatos à prefeitura mais votados estão com candidatura com problemas na Justiça e, por isso, estão indeferidas, ou seja, não foram aceitas. Nesse caso, quem assume como eleito é o segundo colocado.

“Esses casos estão sob impugnação eleitoral e só depois da decisão judicial da esfera superior que vai ser possível avaliar cada caso. Sendo possível a candidatura, serão considerados o voto do candidato nessa situação como válidos, e se ele foi o mais votado se elege prefeito. Caso o recurso seja negado, quem assume é o segundo colocado”, explica a promotora de Justiça Eleitoral Renata Catalano Rios.

Nessas casos, para não haver dúvida, a promotora deixa claro que não há possibilidade do vice do candidato assumir. “Quando você vota, escolhe o prefeito e automaticamente o vice, então faz parte da candidatura o prefeito e o vice, assim se o prefeito tem a candidatura indeferida, o vice também a tem. Dessa forma, automaticamente quem assume é segundo colocado de cada comarca”, ressalta.

Em Santa Cruz do Rio Pardo, SP, o resultado da apuração dos votos para prefeito da cidade trouxe dúvida aos eleitores. No site do Tribunal Superior Eleitoral, Maura Macieirinha, do PSDB, que concorria à reeleição, aparece vitoriosa com 9.490 votos válidos Mas quem recebeu a maior votação para prefeito do município foi Otácílio Assis, do PT. Foram 11.849 votos.

Otacílio teve o registro da candidatura impugnado no Tribunal Regional Eleitoral e agora aguarda julgamento de recurso no TSE. Para se manter na disputa eleitoral, ele conseguiu uma liminar. “Eu fiz uma campanha primando pela honestidade e eu não ia enganar o eleitor dizendo que ia tomar posse, e não acontecer, meus advogados disseram que vão reverter essa situação, por isso mantive a candidatura”, explica Otacílio.

A reportagem do Tem Mais entrou em contato com a assessoria da candidata Maura Macieirinha, mas, nem ela e nenhum representante quis comentar o assunto. Em Santa Cruz e nos outros três municípios os eleitores só saberão de fato quem irá governar nos próximos quatro anos depois que o Tribunal Superior Eleitoral decidir se os registros de candidatura deles serão ou não aceitos. Até a Justiça julgar os processos a dúvida deve permanecer.

Em Cafelândia, o eleito até o julgamento é o candidato Beto Parra, do PR, que teve 4.129 votos. Luís Otávio (PSDB), candidato mais votado com 5.423 votos, aguarda decisão do TSE. Já em Fernão, Marcelo Baraldi, do PSDB, teve 722 votos, mas, não pode assumir até o recurso ser julgado. Até lá o prefeito eleito é Adélcio Aparecido Martins (PR), que teve 637. A mesma situação está o candidato Geraldo Gianetta, do PTB. Ele recebeu 1457 votos válidos, mas, por estar com o registro da candidatura negado e aguardando recurso, que aparece como eleita é a candidata Ida Franzoso, do PSDB.

G1

 



i7 Notícias
-->