Em comemoração ao Dia do índio, conheça a história da índia Paraguaçu.



Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Em 1.500 época em que os portugueses chegaram ao Brasil estimava-se que existiam cerca de 6 milhões de índios. De lá pra cá, com a matança, escravismo e catequização forçada, tivemos uma diminuição absurda da população indígena no Brasil.

Aproveitando esta data de comemoração, relembramos que nossa cidade possui um nome indígena, Paraguaçu, nome este em homenagem a esposa de Caramuru e por ter sido uma região muito habitada por indígenas silvícolas da tribo Caigangues.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a índia Paraguaçu.

Catarina Álvares Paraguassu, a índia Paraguassu, da tripo Tupinambá, foi casada com Diogo Álvares Correia, conhecido como Caramuru. Era uma índia cercada de respeito. Proprietária de muitas terras, onde hoje estão os bairros da Vitória e Graça, na Bahia. Faleceu em 1589, sendo sepultada e seus restos mortais encontram-se até hoje na Igreja da Graça, que foi construída no mesmo local onde Paraguassu construiu um oratório, de varas trançadas, cheias de barro, e recoberto de palmas, em 1530. Ela era fervorosa em sua fé.

Os Jesuítas que aqui chegaram em 1549 já encontraram uma igreja, um templo humilde, de varas traçadas, coberto de palha, homenagem de Catarina Àlvares Paraguassu, a Nossa Senhora das Graças. Foi esta a primeira igreja da Bahia e do Brasil.

 



i7 Notícias
-->