Em Maracaí, funcionários do hospital fizeram um protesto nesta quarta-feira (19). Eles estão sem receber o 13º salário. A mesma situação é enfrentada pelos trabalhadores da creche e do asilo da cidade. Segundo a administração das entidades, a Prefeitura não teria repassado a verba mensal.
Valter Reinado, provedor do Hospital, recebeu a reportagem do I7Notícias e comentou sobre o problema que os funcionários estão enfrentando. “Nós recebemos repasse da Prefeitura Municipal e do SUS e com isso nós pagamos todas as despesas do hospital e até o momento a Prefeitura não repassou para nós o restante”, comenta.
Até o único médico que atende toda a população de Maracaí está sem receber desde outubro. “Tem outra situação, a de um médico que trabalha na rede pública do município e que também esse pagamento é feito por nós”, acrescenta o provedor.
Os 70 funcionários do hospital usaram faixas e colocaram nariz de palhaço para protestar. A primeira parcela do 13ª não foi paga até agora e a segunda não deverá ser paga de acordo com o provedor do hospital. As enfermeiras, auxiliares técnicas, vigias e motoristas de ambulância interromperam o serviço por cerca de três horas. “Todos nós temos filhos, compromissos e chega no final do ano ficamos sabendo que não vai ter décimo terceiro”, reclama Marisa Maria da Silva, diretora técnica do hospital.
De acordo com Valter Reinaldo, a Associação Hospitalar de Maracaí tem que receber cerca de R$ 85 mil da Prefeitura Municipal, quantia que falta para ser realizado o pagamento do 13º salário dos funcionários. “Esse valor é o que tínhamos guardado para pagar o 13º, como a prefeitura está sem recursos no momento, estamos sem condições de pagar os funcionários. O salário está em dia, só a questão do 13º mesmo que não conseguimos acertar”, explica o provedor.
A situação é a mesma no asilo do município. Na creche municipal, as 25 funcionárias receberam a primeira parcela do 13ª em outubro, mas até agora nada da segunda e nem das férias que elas já deveriam ter recebido. “Nós todas temos contas a pagar e além disso, as férias coletivas que deveríamos receber agora sexta-feira e só vamos receber em janeiro ou fevereiro, conforme nos avisaram”, afirma a assistente social Cláudia Moreira.
Por meio de uma nota, a Prefeitura informou que falta ainda repassar a Associação Hospitalar de Maracaí cerca de R$ 85 mil, mas primeiro deve fazer até o fim desta semana, o pagamento da segunda parcela do 13º dos servidores públicos e só na semana que vem deve fazer o repasse desse valor à associação.
O provedor do hospital, que também é presidente da creche e do asilo, disse ainda que o pagamento da creche deve ser normalizado até o fim do ano.
As enfermeiras, auxiliares técnicas, vigias e motoristas de ambulância interromperam o serviço por cerca de três horas
Valter Reinaldo - provedor da Associação Hospitalar e presidente da creche e do asilo de Maracaí
G1 | Da Redação