Site resgata história da construção de hidrelétricas


Projeto demandou intenso trabalho de pesquisa, por meio de documentos, fotos e depoimentos

 


O site institucional também presta uma homenagem especial à Usina de Jurumirim, pelos seus 50 anos de operação completados em 21 de setembro de 2012


Quem viu achegada dashidrelétricas ao Rio Paranapanema pode relembrar desta importante fase, que remonta à década de 1950, e que marcou a expansão do sistema elétrico na região. Por meio do projeto Memória Duke Energy, é possível acessar esse passado pela internet – uma viageminteressante não somente para quem acompanhou a construção das usinas, mas especialmente para as novas gerações de moradores da Bacia do Paranapanema que agora podem conhecer com detalhes a história dessas grandiosas obras, que atraíram milhares de trabalhadores de todo o País, deixando marcas econômicas e culturais nas cidades que margeiam o Rio Paranapanema.

O projeto, - que demandou intenso trabalho de pesquisa, por meio de levantamento histórico, do reconhecimento de fotos, artigos e de depoimentos de quem vivenciou esse período -, também contempla quem já trabalhou e os profissionais que hoje atuam nas usinas, além de pesquisadores, uma vez que retratatoda a evolução destes empreendimentos.

O projeto Memória Duke Energy está disponível no site www.memoriaduke.com.br, que conta a história da empresa no Brasil e disponibiliza todo o conteúdo das pesquisas e a coleta de depoimentos que embasaram a confecção desse novo canal de comunicação da Duke Energy com a comunidade. O site institucional também presta uma homenagem especial à Usina de Jurumirim, pelos seus 50 anos de operação completados em 21 de setembro de 2012.

Os documentos referem-se à construção e a história das oito usinas hidrelétricas do Rio Paranapanema, que desde 1999 estão sob concessão da Duke Energy: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II – as duas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Os visitantes conhecem o acervo de fotos históricas de diversos momentos de cada unidade, além dos preciosos depoimentos de aposentados e trabalhadores atuais das usinas.

“Esse projeto de memória tem imenso valor para nós, pois evidencia sensações, lembranças e experiências das pessoas que trabalham ou trabalharam nas usinas. Tudo isto reflete em um sentimento de pertencimento, na afirmação da identidade, e no orgulho de fazer parte do momento histórico de implantação das unidades”, observa Ana Amélia de Conti Gomes, gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy. A iniciativa, ainda de acordo com ela, aproxima a comunidade de fatos históricos importantes para a preservação da memória regional.

 

Sobre a Duke Energy Geração Paranapanema

A Duke Energy Geração Paranapanema S.A. – subsidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos – atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2307 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas do País, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), respondendo, aproximadamente, por 2,3% da energia total produzida no Brasil.

 

Assessoria de Imprensa

 



i7 Notícias