Vigilância Sanitária de Maracaí recebe denúncia de cavalo abandonado extremamente desnutrido



Na manhã desta quarta-feira, dia 16, a equipe da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Maracaí recebeu uma denúncia informando que um cavalo em condições de saúde precárias estava amarrado a uma árvore na entrada da cidade sem seu dono.

Diante disso, o encarregado da Vigilância Sanitária Rodrigo Veloso da Silva foi ao local, acompanhado do agente de vigilância epidemiológica Diogo Luis Passos, para apurar a denúncia e tomar as devidas providências.

O equino, de fato, estava desacompanhado de seu proprietário, amarrado ao caule de uma árvore na rotatória próxima ao pontilhão da entrada da cidade, extremamente desnutrido, com sua visão comprometida e com um ferimento exposto na região genital apresentando sangramentos e evidente risco de morte.

Rodrigo Veloso, portanto, acionou a polícia militar para lavrar um boletim de ocorrência (BOPM 011/13) para que o dono do animal, se identificado, possa ser responsabilizado por seu ato negligente e multado.

Como a localidade a qual foi deixado o animal pertence à Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), o encarregado da Vigilância Sanitária entrou em contato com os responsáveis da empresa para encaminhá-lo a um local adequado para receber tratamentos emergenciais.

Após realizado o transporte do cavalo, os funcionários da Concessionária emitiram um protocolo (078/13) para a Vigilância Sanitária, e informaram que o equino foi levado à fazenda Carvalho (próxima ao município de Ourinhos) onde os animais abandonados na rodovia Raposo Tavares têm os devidos tratamentos e acompanhamentos veterinários.

 


O animal estava abandonado, amarrado a uma árvore, na entrada da cidade



Ele está com um ferimento exposto na região genital apresentando sangramentos e evidente risco de morte

 

Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maracaí



i7 Notícias