Na noite de quarta-feira, 06, o Teatro Municipal ficou pequeno para acomodar familiares e amigos dos formandos de três cursos da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema.
Colaram grau no dia 06, formandos dos cursos de Enfermagem, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A cerimônia de Colação de Grau foi conduzida pela vice-diretora e professora Drª Elizete Mello da Silva e na ocasião paraninfa da turma de Enfermagem. Também compuseram a mesa as coordenadoras e professoras Rosangela Gonçalves da Silva (Enfermagem), Ms. Maria Lídia de Maio Bignotto (Comunicação), as professoras Fernanda Cenci Queiroz (nome da turma de Enfermagem), Drª Alcione Galdino Vieira (nome da turma de Publicidade e Propaganda), as Patronesses professoras Caroline Lourenço de Almeida (Enfermagem) e Silvana Aparecida de Paiva Rodrigues (Jornalismo), o Patrono professor Marcus Vinicius Gimenis Gil (Publicidade e Propaganda), o paraninfo professor Ms. David Lucio de Arruda Valverde (Jornalismo) e a paraninfa Profª Drª Eliane Aparecida Galvão (Publicidade e Propaganda).
Os juramentos e requisições de grau das turmas foram pronunciados pelos alunos: Joel Junior Moraes (Enfermagem), Diego Faustino Souza (Jornalismo) e Danilo Ribeiro Giroto (Publicidade e Propaganda). O grau de Bacharéis aos formandos de Enfermagem, Jornalismo e Publicidade foram conferidos com grande alegria pela vice-diretora Drª Elizete. Em seguida, formandos dos três cursos, escolhidos pelas suas turmas, discursaram e emocionaram o grande público presente.
O primeiro a utilizar a palavra foi a formanda de Enfermagem, Ana Carolina Fernandes que falou da importância da amizade consolidada ao longo dos quatro anos de curso, enfatizou que daqui para frente eles não são mais estudantes, são enfermeiros e que assim devem buscar sempre o melhor para nossos pacientes, que esperarão atitudes corretas. Ana Carolina também homenageou com palavras os professores e os pais.
Em nome dos Jornalistas falou o formando Kallil Landiose Dib, o qual se lembrou do início do curso, da euforia e dos consequentes questionamentos que segundo ele passaram pelo comunitário, por uma análise da sociedade, filosofia e outros. Kallil se lembrou de tudo que aprenderam e conheceram até comemorar, na noite de quarta-feira, o tão sonhado diploma de jornalista. Ele ainda lembrou que jornalismo é publicar alguma coisa que alguém não quer que publique, sendo o resto publicidade. E finalizou dizendo ter certeza do sucesso de todos da turma, pois ser jornalista é ir além da profissão.
Já os publicitários Marina Ceconi Leoni Moreira e Márcio Oldack apresentaram suas falas num dueto perfeito em alegria e emoção. Falaram dos anos de curso, de convivência, das experiências e enfim da amizade. E finalizaram com uma analogia entre a formatura e o futebol, dizendo “Esse momento é aquele em que o juiz apita o fim do jogo, enche os pulmões e aponta o centro do campo. É a última partida, é a final. Quem venceu? Nós! Nós vencemos esse campeonato. Foram algumas partidas difíceis, mas vencemos. Esse local representa o pódio e o canudo a tão sonhada taça, e os jogadores cansados de 90 minutos de corrida, ainda tem fôlego para gritar com alegria, para comemorar a vitória com orgulho”, finalizou a dupla.
O paraninfo professor Ms. David entregou os diplomas aos formandos de Jornalismo e em sua fala lembrou-se da característica de cada aluno, disse que os formandos devem levar em conta as novas mídias, mas também considerar os contextos históricos que permitiram que tudo acontecesse. Falou que abraçar o jornalismo é abraçar o desafio e finalizou “Hoje vocês estão no topo, agora falta voar! Tenham coragem e sejam grandes, da mesma forma que foram até hoje!”.
A Profª Drª Eliane entregou os diplomas aos formandos da turma de Publicidade e Propaganda e deixou uma mensagem de carinho e amizade em sua fala. A Professora disse que ficou honrada em participar da formatura da turma com a qual tanto aprendeu. Disse que acompanhou o amadurecimento dos mesmos e os viu enfrentar desafios e escolhas que os fizeram chegar até a formatura. E finalizou dizendo que pelo respeito e caráter que demonstraram durante o curso ela tem certeza que eles serão lamparinas acesas e que merecem não só iluminar aquela noite, mas o mercado de trabalho. Como madrinha, professora Eliane disse que eles estavam prontos para lutar e para vida e por isto estavam fadados à alegria e ao sucesso.
A paraninfa do curso de Enfermagem, Profª Drª Elizete entregou os diplomas aos formandos de Enfermagem e de maneira emocionada falou que estava honrada em compartilhar com os alunos aquele momento tão especial, orgulhosa parabenizou não só os alunos de Enfermagem, mas todos os formandos da noite. Falou que durante os quatro anos aprendeu ao mesmo tempo que ensinou, e que o ato de ensinar consiste justamente nesta troca. Falou que durante a convivência percebeu a vontade em cada um de transformarem seus saberes e suas práticas para se tornarem pessoas melhores, grandes profissionais e aqueles que tem a brilhante missão de cuidar. Como madrinha a Professora ainda deixou aos alunos alguns desejos e conselhos: “Que vocês ajudem a vida a crescer e se manter pela espontaneidade, não pelo passado; Evitem hábitos. Quero que sejam conscientes, intencionais e completos; Que vocês continuem fazendo críticas com consciência, com amor e por serem exemplos; Que prefiram a dignidade mais do que a oportunidade; Preocupem-se em fazer o bem feito ao invés de fazer mais; Procurem satisfação no trabalho, mais que segurança; E se acharem que a tarefa ou missão pessoal de vocês é criar um mundo melhor, mais humano, mais digno, saberão o que fazer no dia-a-dia”, finalizou a Paraninfa.
Ao final da solenidade a Fema conferiu para alguns alunos a homenagem de Honra ao Mérito: Gracilene Brandão Rodrigues foi à formanda de Enfermagem com melhor desempenho acadêmico; Patrícia dos Santos foi considerada a de melhor desempenho na turma de Jornalismo e Jaqueline Proença de Oliveira foi homenageada como a de melhor desempenho no curso de Publicidade e Propaganda. Dois alunos de Jornalismo abrilhantaram ainda mais a solenidade recebendo a homenagem de Láurea Acadêmica, sendo considerados os alunos com melhor desempenho dentre todos os cursos da Fema, foram eles: Cláudia Simone Costa e Silva e Renato Cesar Piovan.
Na noite de sexta-feira, 08, a Fema encerra a semana de solenidades com a Colação de Grau dos alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação. A cerimônia ocorre às 19h no Teatro Municipal de Assis.
Assessoria de Imprensa da FEMA