Sinovac garante qualidade de vacinas enviadas para todo o país

Paraguaçu Paulista recebeu apenas um dos 25 lotes suspensos da vacina.


Neste fim de semana, uma notícia sobre a suspensão da distribuição e aplicação de alguns lotes da vacina Coronavac em todo o país, causou estranheza em algumas pessoas. O motivo, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é que essas vacinas foram envasadas em uma fábrica na China, que ainda não está certificada pela agência reguladora brasileira para o serviço. 

A nota informava ainda que, pelo menos 13 estados (entre eles São Paulo) e o Distrito Federal, receberam as doses e a grande maioria já havia realizado a aplicação. 

Diante dos fatos, o Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, através da Vigilância Epidemiológica, imediatamente realizou uma conferência em seu quadro de vacinas recebidas, e verificou que o município recebeu apenas 1 (um) dos 25 (vinte e cinco) lotes suspensos.

O diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, destacou que não há motivo para preocupação da população, já que não há problemas com a vacina, apenas a falta de certificação de um dos locais onde elas foram envasadas.

"Não há motivo de preocupação por parte da população. As vacinas não oferecem risco para quem as utilizou, já que elas passaram pelo processo de controle de qualidade do Butantan, é apenas um problema de documentação, segundo o Estado. Vamos aguardar as orientações que a Saúde estadual nos dará no decorrer dessa semana", finalizou.

Segundo o relato da chefe de assuntos regulatórios e de qualidade do Instituto Butantan, Patrícia Meneguello, na reportagem divulgada na página do G1, as vacinas envasadas na fábrica não certificadas, não oferecem riscos à população. 

"Todos esses lotes que vêm da Sinovac para o Butantan, são analisados pelo nosso time de qualidade, não só documentalmente, mas, também, a gente analisa o produto, e a gente não teve nenhum indício de problema de qualidade", disse Patrícia Meneguello, do Butantan.

Na tarde de domingo, dia 05 de setembro, a empresa Sinovac emitiu uma nota assinada pelo Butantan e pelo Governo de São Paulo, onde garante a qualidade das vacinas e informando que está enviando as documentações do laboratório de envasamento em questão, para a sua regulamentação.
 



i7 Notícias