Ex-vereador Rodrigo Andrade assume Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Paraguaçu

A nomeação foi oficializada na última sexta-feira, 25 de julho, e ocorre pouco tempo após a cassação de seu mandato de vereador.


O ex-vereador Rodrigo Almeida Domiciano de Andrade, conhecido como Professor Rodrigo Andrade, foi nomeado secretário da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Paraguaçu Paulista. A nomeação foi oficializada na última sexta-feira, 25 de julho, e ocorre pouco tempo após a cassação de seu mandato de vereador pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Rodrigo teve o mandato anulado no dia 2 de julho, após o TRE-SP confirmar fraude na cota de gênero praticada pelo partido PDT durante as eleições municipais de 2024. A corte entendeu que uma das candidatas registradas, Rosilei Meireles de Araújo, participou apenas para preencher formalmente a exigência legal de participação mínima de mulheres, já que não recebeu nenhum voto. Com isso, todos os votos atribuídos ao PDT foram anulados e houve recálculo do quociente eleitoral e partidário.

A decisão do tribunal também tornou inelegíveis por oito anos, a contar do pleito de 2024, a candidata apontada como fictícia e o presidente do PDT à época, Valdinei da Fonseca. Este último ocupava justamente a chefia da Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública e foi exonerado no dia 6 de junho, após a confirmação da sentença em primeira instância. Desde então, a pasta estava sem comando.

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança Pública tem papel estratégico na estrutura administrativa municipal, sendo responsável por questões ligadas ao trânsito, transporte e segurança. Rodrigo Andrade assume a função em meio à repercussão do caso envolvendo seu partido e a reconfiguração das cadeiras na Câmara Municipal.



i7 Notícias