Faculdades públicas de tecnologia em SP têm 93% dos alunos empregados



Quando o assunto é mercado de trabalho, o Centro Paula Souza é referência: 93% das pessoas que estudaram nas Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e 73,7% das que frequentaram as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. Nesta sexta-feira (21) às 15h terminam as inscrições para o processo seletivo das Etecs para o 2º semestre de 2010. Serão oferecidas 59.184 vagas para 76 cursos técnicos, 24 % a mais do que o mesmo período do ano passado.

O candidato precisa estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio ou já ter concluído esse ciclo. As inscrições podem ser feitas apenas pelo site do Centro Paula Souza, e a taxa custa R$ 20. O exame será no dia 13 de junho.

O centro, que é um sistema escolar do governo paulista, oferece formação técnica e específica, diferente do bacharelado comum, por exemplo. O aluno de uma universidade tradicional tem mais aulas teóricas sobre a profissão, enquanto no Paula Souza a maioria absoluta das aulas são práticas.

São 40 mil alunos estudando em 47 cursos superiores diferentes, oferecidos em 49 faculdades espalhadas pelo Estado. No caso das Etecs (Escolas Técnicas, de ensino médio), o público é bem maior: aproximadamente 138 mil estudantes optaram pelas 91 carreiras oferecidas. Estas últimas ainda reúnem 160 “escolas de extensão”, explica Almério Melquíades de Araujo, coordenador de ensino médio e técnico do Centro Paula Souza.

Quem escolhe a carreira de soldagem da Fatec com certeza estará empregado ao sair. Não é um dos mais concorridos para entrar, mas todos os alunos conseguem emprego até um ano depois de formados. É também o curso que oferece o maior salário médio. As empresas pagam por volta de dez salários mínimos (R$ 5.100) para quem atua no ramo.

William Moraes de Oliveira estuda a graduação de processo de produção em uma Fatec, indicado por seu professor do Senai, quando fazia um curso de aprendizagem industrial, aos 16 anos. Hoje, com 24, o aluno está no último semestre de aulas - e com um bom emprego.

- Comecei fazendo por indicação, acabei gostando da área. É uma faculdade de nome, e gratuita.

Cursos das Fatecs que mais empregam

 

  Maiores remunerações nas Fatecs
(renda média em salários mínimos)

Curso superior tecnológico (Fatec)

Empregabilidade*

 

Mecânica - Soldagem 

10

Mecânica - Soldagem 

100%

 

Hidráulica e Saneamento Ambiental

8

Mecânica - Processos de Produção 

97,3%

 

Construção Civil - Movimento de Terra e Pavimentação 

7

Construção Civil - Edifícios 

97,1%

 

Mecânica - Projetos 

6,8

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

96,8%

 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

6,7

Projetos e Manutenção de Aparelhos Hospitalares

95,5%

 

Mecânica - Processos de Produção 

6

Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação 

95,2%

 

Mecânica de Precisão 

5,7

Automação de Escritórios e Secretariado 

93,8%

 

Construção Civil - Edifícios 

5,6

Mecânica - Projetos

93%

 

Secretariado 

5,4

Logística e transportes

91,7%

 

Produção de Materiais Plásticos 

5,4 

*Alunos que trabalham até um ano após a formatura                                   Fonte: Centro Paula Souza

Vagas

Os cursos das Fatecs duram três anos. A relação candidato por vaga varia de acordo com a unidade, mas os mais concorridos são análise e desenvolvimento de sistemas (16 candidatos por vaga), automação industrial (15), comércio exterior (14), logística (13), gestão empresarial (12) e análise de sistemas e tecnologia da informação (12).

Nas Etecs, os cursos duram de um ano e meio a dois. Enfermagem (28 candidatos por vaga), administração (18), segurança do trabalho (18) e mecatrônica (15) são os mais procurados pelos estudantes.

Serviço

Há processo seletivo semestral para Etecs e Fatecs. Para ingressar nas escolas, o candidato precisa estar na segunda série do ensino médio ou ter concluído esse ciclo. Para a faculdade, é necessário ter ensino médio completo. As inscrições começam dia 7 de maio
 

 



i7 Notícias