Terremoto deixa 400 mortos e 10 mil feridos na China



Em meio ao frio intenso, terremoto deixa 10 mil desabrigados.

Nesta quarta-feira, uma série de terremotos destruiu centenas de casas e escolas no remoto planalto na Província de Qinghai, na China, até agora foram contabilizados ao menos 400 mortos e 10 mil feridos.

Os terremotos destruíram parte do prédio do governo de Yushu e algumas escolas vocacionais e primárias, maioria dessas escolas construídas recentemente e que deveriam ter resistido ao terremoto.

O colapso de diversas escolas causou grandes protestos da população em maio de 2008, quando um terremoto devastador matou mais de 80 mil pessoas na Província de Sichuan. Entre as vítimas estavam milhares de crianças.

Tropas foram enviadas para Yushu e organizações privadas já enviaram suprimentos de ajuda humanitária por avião da capital provincial, Xining.

O planalto do Tibete é frequentemente atingido por terremotos, apesar do número de vítimas ser normalmente pequeno, por poucas pessoas viverem na região. Cerca de 100 mil pessoas vivem em Yushu, espalhadas por uma vasta área, mas o terremoto atingiu uma região relativamente povoada.

O presidente Hu Jintao e o premiê Wen Jiabao exigiram que nenhum esforço seja poupado no resgate das vítimas. O vice-premiê Hui Liangyu foi enviado a Qinghai para coordenar os esforços.

 



i7 Notícias