Dengue avança rápido em Paraguaçu e quase 200 casos da doença já foram registrados



O Departamento Municipal de Saúde já registrou neste ano de 2013 a confirmação de 175 casos de dengue no município.

De acordo com o coordenador da equipe de controle de vetores e zoonoses, Josué Campos Sena, a transmissão já se alastrou por todos os bairros e distritos da cidade. Além disso, mais de 470 notificações já foram realizadas para a doença.

“É um número muito grande, tendo em vista o fato de estarmos distantes do período de término do verão”, disse.

Segundo Josué, várias ações vêm sendo desenvolvidas pelo Departamento de Saúde para sensibilizar e mobilizar a comunidade paraguaçuense sobre os perigos da dengue. Ele ressalta que, apesar de todas essas ações, como campanhas, Dia da Troca, visitas domiciliares dos agentes, atividades de bloqueio e nebulização que estão sendo feitas na cidade, a única maneira de acabar com a dengue é eliminando os criadouros.

“São diversas as ações que o Departamento de Saúde tem desenvolvido, tentando sensibilizar a população para que a gente consiga junto com a mesma conter essa transmissão, mas é preciso que haja de fato a participação de todos”, destacou.

Além do alto índice de infestação registrado em nosso município, outro fator tem contribuído para que a doença se propague na cidade. Segundo Josué, a circulação de pessoas doentes também é um motivo para o agravamento da situação.

“Quando a gente pede para a pessoa ficar em repouso em sua casa não é só por conta da patologia que exige maiores cuidados, mas sim para que a doença não se dissemine para os demais, então da mesma forma que a gente tem que cuidar do nosso quintal, tem que cuidar para que não dissemine a doença”, disse o coordenador da equipe de vetores.

Ele afirma também que apenas as pessoas com suspeita de dengue devem usar o repelente contra o mosquito. Caso contrário, o vetor cria resistência ao produto, que deixa de ter o efeito desejado.

“Se o repelente for usado de forma demasiada pode acarretar em sérios problemas de desequilíbrio ecológico, criar resistência ao vetor e numa necessidade futura acaba não fazendo efeito, porque uma das maiores características do mosquito é se adaptar as condições que o homem impõe a ele”, ressaltou.

Josué Campos Sena disse ainda que uma das maiores preocupações do Departamento de Saúde é a ocorrência de óbito no município por causa da doença, já que alguns casos com complicações já estão sendo registrados e as chances de dengue hemorrágica na cidade também aumentaram.

“A gente ressalta mais uma vez que a única forma de eliminar a dengue é eliminando o criadouro, você retirando a água de recipientes, não tem o criadouro, não tendo o criadouro você não tem a doença, então toda a população precisa se mobilizar”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

 



i7 Notícias