Palestra de Lucas Dantas emociona presentes


Por HERMES GONÇALVES - Conferencista 

Na noite desta quinta feira, no salão do Rotary Club, nossa comunidade teve a honra e o privilégio de assistir a uma palestra proferida por um conferencista especial. 

Especial por algumas razões. O Advogado LUCAS DANTAS, formado pela UNIVEM, é um profissional diferente, sofreu sequelas terríveis na hora do seu parto, vindo a lhe faltar oxigênio o que acarretou muitas sequelas físicas, na fala, na locomoção e possivelmente outras de ordem psicológicas.

Durante toda sua infância, conviveu com o terrível preconceito social de ser diferente. Problemas de locomoção, de comunicação, sempre apoiado pelos pais, e por ter terríveis dificuldades sempre precisou do auxílio de acompanhante, até para todas as suas necessidades básicas. Teve uma infância e juventude indelevelmente, marcadas por dissabores.

O tempo foi passando e esta criança penalizada, possivelmente, por um erro médico, talvez pelo destino, isto é o que para ele menos importa, foi aprendendo a conviver com as dificuldades que lhe foram impostas desde o seu nascituro.

Apesar de sua excepcionalidade, aos olhos dos outros, ele sempre foi cordato com  suas dificuldades  e desde então descobriu que suas deficiências eram apenas físicas e que simplesmente precisaria de um esforço supranormal para conviver com um mundo preconceituoso, de difícil acessibilidade e não mediu esforços para competir numa sociedade medíocre onde  permeia apenas o ”EU” a qualquer custo, onde todos querem levar vantagens, sem se preocupar com a dignidade e os valores morais de uma coletividade.

Pois bem, LUCAS DANTAS, inteligente, carismático, dono de um senso de humor irretorquível, nos deu a honra de proferir uma PALESTRA, cujo tema ”WE CAN” (nós podemos), deixou a todos no mínimo arrepiados, perplexos e com os olhos marejados de lágrimas por suas colocações duras e perfeitas. Fez comparações da ignorância e o preconceito, cobrou  condições de acessibilidade  para cadeirantes  e demais deficientes visuais nas ruas, nos clubes, nos edifícios públicos e no transporte de massa. Exigiu solidariedade dos empresários e comerciantes na adaptação de banheiros condizentes com suas necessidades de acesso. Criticou as prefeituras dos municípios por onde passou demonstrando negligências dos administradores para com os excepcionais.

Deu um show ao falar da ALEGRIA, da ESPERANÇA, do AMOR e da FÉ, que segundo ele são os pilares que norteiam sua existência e lhes dão forças para enfrentar as intempéries do seu dia-a-dia.

LUCAS DANTAS, o conferencista, de apenas vinte e três anos, não só deixou uma lição de vida a todos que se fizeram presentes no evento promovido pela ADEPTA – Associação dos Deficientes de Paraguaçu Paulista, como exemplificou: quem sabe faz hora não espera acontecer.

Aplaudido em pé pela sociedade presente, com toda a humildade e simplicidade ele simplesmente deixou um recado: EU NÃO SOU DEFICIENTE, SOU APENAS DIFERENTE E ISTO ME FEZ VENCER, EU SOU O ÚNICO DA MINHA FAMILIA QUE HOJE COM O MEU TRABALHO GARANTO MEU O SUSTENTO.

Quem não assistiu perdeu, e eu particularmente, como professor de oratória, e plugado sempre na excelência da comunicação e outras tantas atividades intelectuais que desenvolvo, também aprendi que com toda a sua dificuldade, com a fala, sem deixar de se fazer entender, LUCAS falou com o coração, com alma e envolveu a todos.

Nesta palestra ele deixou um legado: “SE QUIZERMOS MODIFICAR O MUNDO, PRIMEIRO COMECE POR SI PRÓPRIO, MUDANDO SUAS ATITUDES INTERIORES. MUDANÇA VEM DE DENTRO, DO CORAÇÃO”.

A comunidade paraguaçuense, agradece a todos os presentes e enfatiza que a palestra foi de caráter beneficente, em ajuda à ADEPTA.

 

 

 

Veja mais fotos na galeria abaixo.



i7 Notícias